Como utilizar arquivo .dll no linux

Fala galera, eu dei uma pesquisada aqui no forum, mas, não encontrei nada relacionado ao meu problema e espero que eu consiga explicar detalhadamente pra quem sabe vocês consigam me ajudar, e desde já serei grato de qualquer maneira, então, vamos ao probleminha do pinguin! rsrs

Bom, antes de mais nada eu utilizo a distro Linux Mint 20.03 Una e consegui através do WINE instalar o Metatrader 4 que é um software de negocição no mercado financeiro, até ai está tudo lindo e maravilhoso, funcionando 100%! Contudo estou com um problema em utilizar uma EA que foi desenvolvida para rodar dentro deste software, ou seja, é um script criado para ser utilizado dentro do MT4, contudo, ele foi desenvolvido para o Windows, ai é onde está o probleminha, pois ele possui 2 arquivos :

1. O arquivo do script que é o Trade Assistance 9.8
  2. O arquivo msimg32.dll
    Toda a confusão está justamente no 2 arquivo, que segundo instruçoes do desenvolvedor, nós precisamos colar este arquivo na pasta onde o Metatrader 4 for instalado, junto com o executavel e o 1 arquivo, o script deve ser instalado em um diretório especifico do MT4 que é o Expert que fica dentro de um outro diretório chamado MQL4.
    Bom com tudo isso feito, tentei executar o programa novamente, contudo ele simplesmente não abre
    PS: o mesmo processo foi feito no windows 7 e windows 10 e funcionou 100%, sigamos!
    Fui no terminal e abri as configurações do WINE com o comando winecfg, em seguida uma janela é aberta, e fiz a seguinte configuração:

E em seguida adicionei a Biblioteca o arquivo msimg32.dll:

E tornei o arquivo nativo do windows, mas mesmo assim, não funciona :frowning:

Já passei por problema desse tipo. O Wine nem sempre “aceita” dll’s recentes, há mesmo inconformidade com algumas versões de dll.

Tente baixar outras versões de um mesmo dll. Teste um a um.

Para que o winecfg entenda a presença dos arquivos, eles devem ser postos em c:\Windows\system . Não esqueça. Claro que, em alguns casos a dll poderá também ser aceita quando presente em algum diretório especifico, neste caso não seria necessário a configuração da biblioteca no wincfg…

Tem que contar com um pouco de sorte, pois as vezes é preciso de uma versão específica, nem todos somos dotados de clarividência. :slight_smile:

Assim mesmo vai ser difícil saber se o problema do dll foi satisfeito, poderá apresentar erros e eles não serem claros e objetivos…

Mano, muito obg pelo seu tempo em ajudar, eu simplesmente tentei de tudo inclusive o que vc falou mas não da certo…! de coração sou grato, vlw

Existe uma versão nativa para Linux pelo que parece

Algum motivo para instalar pelo Wine?

Consegui instalar a versão do Windows pelo Bottles de primeira

Sim, bro, motivos:
1 - cada empresa/corretora tem sua versão com seu próprio servidor e provedor de liquidez, por isso, não é possivel usar apenas um metatrader, é como várias versões do mesmo android
2- a necessidade de utilizar uma dll é pelo fato de q preciso rodar uma EA (ou seja, um scrip/robo) que faz os calculos dos lotes que preciso utilizar em cada negociação automaticamente, funciona perfeitamente no window, ja no linux, ele simplesmente não me deixa abrir o MT4 depois q instalo o EA.

O passo a passo que você usou está errado, você não executou o que o desenvolvedor afirmou que deveria ser feito. Você mesmo informou o que deveria ser feito:

segundo instruçoes do desenvolvedor, nós precisamos colar este arquivo na pasta onde o Metatrader 4 for instalado, junto com o executavel e o 1 arquivo, o script deve ser instalado em um diretório especifico do MT4 que é o Expert que fica dentro de um outro diretório chamado MQL4.

Entretanto você não executou esses passos.
O primeiro passo é verificar onde está a garrafa/bottle do Wine. Se você usou algum programa como o PlayOnLinux ou o Bottles vai ter um pouco mais de dificuldade, mas se você instalou diretamente usando o Wine sem complementos você deve acessar a pasta ~/.wine/drive_c e nessa pasta estarão os arquivos que supostamente são o C:/ do Windows. Você vai encontrar a pasta onde o programa está instalado (tal qual você faria no Windows) e vai fazer o procedimento que o desenvolvedor afirma ser necessário.

Dica: execute o comando abaixo para acessar a pasta:
nemo ~/.wine/drive_c