Como utilizar a gpu discreta do HP pavilion dv6

Peguei um dv6 recentemente e instalei o Linux lite 4. 8
A proposta era rodar jogos antigos já que ele tinha uma gpu aparentemente discreta nele
Quando vejo no terminal, ele me diz 2 modelos de gpu
Uma é AMD rs880
E a outra a suposta gpu discreta 5650hdmobility (da época da ati)
Por algum motivo desconhecido não consigo fazer de maneira alguma ele utilizar a outra gpu, cheguei a ler algo sobre DRIPRIME, mas não me atrevi a ir muito longe sem pedir socorro justamente com medo de brickar alguma coisa. Desde já agradeço a ajuda. Saúde a todos

DRIPrime é um comando pra ativar a placa “DRI_PRIME=1 comando”

Quando uso esse comando nada muda após reiniciar a maquina

então tá faltando o driver ai!

Eu entendia que o driver já vinha no kernel, no caso então eu devo instalar o driver proprietário da AMD?

perae, é gpu discreta ou GPU dedicada? (placa hibrida?) é uma APU é isso?

Então, ele tem uma apu e uma gpu, uma é a rs880 da AMD. E a outra é a hd5650 mobility

os drivers já estão instalados! @wopgan dá uma olhada aqui!

Desde já muito obrigado pela atenção. Poder jogar com alguns fps a mais vai suavizar bastante a experiência de quarentena

mano só pra eu entender, me manda exatamente qual é o seu hardware só pra eu fazer uma pesquisa rapida aqui

Esse aqui é o HP pavilion dv6 dual core 2.5ghz com atualmente 6gb de RAM
Em gpus ele diz que tem as duas mencionadas acima, curiosamente no Windows 7 que ele tinha, ele detecta as duas e usa a hd5650.
vou postar o log do hwinfo:
cpu:
AMD Turion™ II N530 Dual-Core Processor, 2500 MHz
AMD Turion™ II N530 Dual-Core Processor, 2500 MHz
keyboard:
/dev/input/event9 [Maxxter] Optical gaming mouse
/dev/input/event6 China Resource Semico USB Keyboard
/dev/input/event3 AT Translated Set 2 keyboard
mouse:
/dev/input/mice [Maxxter] Optical gaming mouse
/dev/input/event7 China Resource Semico USB Keyboard
joystick:
/dev/input/event10 ST LIS3LV02DL Accelerometer
monitor:
SAMSUNG
LG ELECTRONICS E2242
LG ELECTRONICS E2242
graphics card:
Hewlett-Packard Company Mobility Radeon HD 5650
ATI RS880M [Mobility Radeon HD 4225/4250]
sound:
ATI Redwood HDMI Audio [Radeon HD 5000 Series]
ATI SBx00 Azalia (Intel HDA)
storage:
ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 SATA Controller [AHCI mode]
network:
wlo2 Broadcom BCM4313 802.11bgn Wireless Network Adapter
p6p1 Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
network interface:
p6p1 Ethernet network interface
lo Loopback network interface
wlo2 Ethernet network interface
disk:
/dev/sdb Generic Multi-Card
/dev/sda KINGSTON SHFS37A
Realtek USB 2.0 multicard reader
partition:
/dev/sda1 Partition
cdrom:
/dev/sr0 hp DVDWBD TS-LB23L
usb controller:
ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI2 Controller
ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB OHCI0 Controller
bios:
BIOS
bridge:
AMD Family 10h Processor Miscellaneous Control
AMD Family 10h Processor Address Map
AMD RS780/RS880 PCI to PCI bridge (int gfx)
ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 LPC host controller
AMD RS880 Host Bridge
AMD Family 10h Processor Link Control
AMD Family 10h Processor DRAM Controller
AMD RS780 PCI to PCI bridge (PCIE port 2)
AMD Family 10h Processor HyperTransport Configuration
ATI SBx00 PCI to PCI Bridge
AMD RS780 PCI to PCI bridge (ext gfx port 0)
AMD RS780/RS880 PCI to PCI bridge (PCIE port 1)
hub:
Linux Foundation 1.1 root hub
Linux Foundation 2.0 root hub
memory:
Main Memory
bluetooth:
Broadcom BCM2070 Bluetooth 2.1 + EDR
unknown:
FPU
DMA controller
PIC
Keyboard controller
ATI SBx00 SMBus Controller

boto fé de mais, então teoricamente com a distro q vc ta usando ela reconheceria esse driver de boa … mas vc pode fazer o seguinte, o driver q vc vai usar é o xf86-video-ati, procura algo bem parecido a isso na sua distro … esse é o drive q da suporte melhor a sua placa … vc vai dar uma pesquisada no google assim " ATI Arch Linux " a wiki vai te dar uma boa direcionada ai vc só adequa o que vc precisa a sua distro. Eu acredito q essa placa de video seja a principal, como disse da uma olhada na wiki do Arch e ve se vc consegue se encontrar. Espero ter te ajudado um pouco. Quando eu parar dou um toque aqui pra ver como ta a sua questão

Beleza, vou tentar aqui e mando um update já já. Muito obrigado pela ajuda

Baixei 2 drivers , nenhum veio com um script de install e até então eu não consegui muita coisa, acredito que seja exatamente esse o driver que voce achou, mas não faço ideia de como instalar apropriadamente. tentei executar o autogen, mas não vi acho que funcionou.vou mandar um print dos arquivos que eu extrai

Como sua vga é antiga, vc deve usar o driver radeon que já vem no kernel. E para forçar o uso da gpu discreta para um programa vc usa no terminal por exemplo: DRI_PRIME=1 gimp
Vc deve usar toda vez que for rodar um programa. Uma dica, diferente das placas hibridas Nvidia, as AMD/ATI automaticamente passam a usar a gpu discreta e voltam para a integrada(intel) conforme a carga de trabalho solicitada.

Por algum motivo maior, quando uso esse comando para abrir qualquer programa ele não chega a utilizar a outra gpu, ao menos não noto isso na performance, um exemplo que tenho pra dar é o brutal doom
Eu conseguia rodar muito bem no windows o project brutality 3.0 ( o que você pega no github) que é bem mais pesado e tem mais “elementos”, isso usando o lzdoom (que é o gzdoom compativel com placas que não tem opengl mais atual)
agora uso o brutal doom (que é bem menos pesado que o pb3.0 ) e da pra jogar a perto de 30 fps
no windows já bateu quase 100 fps usando a mesma versão de lzdoom
Aqui no linux por algum motivo ele não me permite escolher qual placa utilizar, não que no windows eu tivesse essa escolha, mas ele de fato usava a hd5650 mobility e dava pra acompanhar o uso no msiafterburner
Tente usar agora o DRI_PRIME mas ainda não surtiu efeito no lzdoom. Ao menos tanto no open gl quanto no software a renderização está no minimo 50% mais lenta.
Em outros jogos ( alguns rodavam em windows ) também da pra sentir uma lentidão ou igual ou maior.
Na hd5650 conseguia rodar até the sims 4 ( que é leve ) mas rodava com quase tudo no maximo em 720p.
agora nem arrisco, pq o fan game sonic utopia ( não lembro a engine agora) mal chega a 10 fps.

Acabei de testar DRI_PRIME =1 até o 10
Todos fazem o lzdoom renderizar com o amd rs880
instalei o driver recomendado pelo @Tallescg reiniciei e ainda nada.
Será que instalo o driver do site da amd? pq infelizmente o ultimo suportado é pro ubuntu 14.04 e temo pela estabilidade dessa distro…

Em outro canto da internet alguem postou um comando chamado switcharoo ( ou algo do tipo)
tentei utilizar e ele me revelou que a outra gpu está ligada
O resultado caso ela estivesse desligada seria dynoff pelo que eu entendi.
Testei também “echo ddis /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch”
Vi em um forum que esse comando poderia ativar a dgpu
até então sem sucesso
Espero que isso ajude mais um pouco

:
linuxlite  ~  lspci -k | grep -EA3 ‘VGA|Display|3D’
01:05.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] RS880M [Mobility Radeon HD 4225/4250]
Subsystem: Hewlett-Packard Company RS880M [Mobility Radeon HD 4225/4250]
Kernel driver in use: radeon
Kernel modules: radeon
02:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Madison [Mobility Radeon HD 5650/5750 / 6530M/6550M]
Subsystem: Hewlett-Packard Company Mobility Radeon HD 5650
Kernel driver in use: radeon
Kernel modules: radeon
linuxlite  ~  sudo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
[sudo] senha para linuxlite:
0:IGD:+:Pwr:0000:01:05.0
1:DIS: :DynPwr:0000:02:00.0
2:DIS-Audio: :Pwr:0000:02:00.1

Amigo, o driver Radeon já vem por padrão no kernel linux, vc não precisa instalar.
Talvez vc não perceba ganho ao usar sua vga por ela ser antiga. Faça o teste…
Rode e veja qual a vga é informada:
DRI_PRIME=0 glxinfo | grep "OpenGL renderer"

Rode tmbm e perceba que a resposta vai ser diferente. Pelo menos deveria:
DRI_PRIME=1 glxinfo | grep "OpenGL renderer"

Em caso de erro de comando glxinfo not found instale as ferramentas do MESA e tente outra vez:
sudo apt-get install mesa-utils

Amigo, testei outras distros para ver se era algo especifico, atualmente estou com a distro LXLE
instalei o mesa na em todos
Usei os mesmos comandos
Eles dão sempre o mesmo resultado. Apesar de ser reconhecido duas placas placas com o comando acima, quando uso DRI_PRIME ele sempre reporta a essa gpu.
por mais antiga que seja, o ganho do windows utilizando a outra é enorme.
Até o proprio playback de alguns videos em 1080p não são tão suaves quanto, e imagino eu que o processador não seja o limitador nesse caso por não estar superaquecendo e o linux ser consideravelmente mais leve que o windows ( até notei que a ventoinha do notebook ta bem mais silenciosa).
Vou postar a foto do comando :