Como usar um Kernel mais "antigo" no Fedora?

Bom dia, boa tarde, boa noite! Estou pensando em usar o Fedora 34 em meu laptop, vulgo computador reserva, mas por ele ter um esquema híbrido de gráficos (Nvidia + Intel) quero usar um Kernel sempre atrás do mais recente que o Fedora oferta (dos três kernel’s instalados, o mais atual e rodando é o, ex: 5.12.x, mas quero ficar/bootar sempre no 5.11.x) Seria possível? Grato desde já.
Vida longa e próspera :vulcan_salute:

Especificamente no Fedora não sei dizer, mas posso responder de modo geral! Algumas distribuições tem uma interface gráfica para escolher entre os kernel disponíveis, uma vez que em algumas lojas não se mostra opção pro kernel (justamente por já ser um assunto um pouco mais avançado). Porém todas que eu conheço podem fazer isso pelo seu respectivo gerenciador de pacotes, via linha de comando. As distribuições mantém pacotes atualizados de kernel LTS, então dá usar kernel desde o 4.4 e ainda sim estar atualizado! É só pegar um tutorial básico de pesquisa e instalação de pacotes via linha de comando que vc resolve esse problema!

As versões de kernel LTS, stable e mainline vc pode ver no site https://www.kernel.org/ . Por exemplo, fica melhor escolher o 5.10 pois o 5.11 já está em fim de vida (EOL).

1 curtida

Fui dar uma olhada no koji pelo Kernel 5.10.x para o fc34, mas não tem. Aparentemente “morreu” em RC

https://koji.fedoraproject.org/koji/packageinfo?buildStart=50&packageID=8&buildOrder=-completion_time&tagOrder=name&tagStart=0#buildlist

https://www.reddit.com/r/Fedora/comments/kp5zz0/how_to_install_kernel_510/

Uma forma seria você compilar e instalar manualmente a partir do kernel.org e ir refazendo o processo a cada atualização. Poderia ter até um script para automatizar o processo. Mesmo assim, acho que não seria muito prático compilar toda vez rsrs