Eae gente. Recentemente eu tenho perdido varios dados enquanto tentava mexer nos meus pendrives.
Eu notei que o problema estava provavelmente no jeito de eu fazer isso quando eu tive o mesmo problema no Gentoo (a principio estava fazendo isso no Arch).
Entao, esta e a maneira que eu manualmente plugo e desplugo meu pendrive, voces veem algum problema?
Plugar
mount /dev/sdX /mnt/flashdrive1
Antes de desplugar fisicamente
umount /mnt/flashdrive1
eject /dev/sdX
Da ultima vez que eu formatei e passei alguns arquivos, eu nao perdi eles porque nao usei eject
.
Na verdade, eu acho que “perdi” eles porque quando eu replugava o lsblk
nao detectava nenhuma particao.
Eu nao estou usando nenhuma ferramenta para me ajudar, uso apenas o terminal e comandos como cp
, mv
, rm
, mkdir
e touch
para lidar com arquivos.
Rapais, coloca ele no FSTAB, vai automatizar a sua vida com o pendrive.
Qual o filesystem esta usando nele? filesystem que não tem jornaling ou que tenha apenas jornaling sempre tiveram maior chance de corromper dados.
@aguamole Eu ja descobri o porque do meu problema.
NOTES
eject only works with devices that support one or more
of the four methods of ejecting. This includes most
CD-ROM drives (IDE, SCSI, and proprietary), some SCSI
tape drives, JAZ drives, ZIP drives (parallel port,
SCSI, and IDE versions), and LS120 removable floppies.
Mas obrigado mesmo assim.
Eu prefiro montar e desmontar manualmente, nao gosto de coisas automatizadas, por mais chato que isso possa soar.
Se nao me engano o meu primario ta com NTFS.
NTFS so tem jornaling.
Ninguém sabe porque a Microsoft ainda não atualizo isso.
E o Linux não tem suporte a todos os recursos do NTFS, e o suporte a jornaling se eu não estou confuso foi adicionado a alguns meses ou a 1 ano, não lembro bem.
1 curtida
Seu problema se resume a “assincronização” praticamente, no Linux quando se grava um conteudo em unidades externas ela vai para a memoria e não fica syncronizado com a parte grafica, então parece ter copiado tal arquivo mas ele ainda ta na memoria(a parte grafica so quer q vc ache q terminou no progresso) isso se resolve rodando o comando sync no terminal, isso obriga o terminio da copia ou transferencia no momento
O jeito de ejeção fica seu criterio, tanto grafico quanto terminal no fim faz a mesma coisa
Olha o que eu descobri gente!
Se eu rodar eject /dev/sdc
, o dmesg -w
mostra “sdc: detected capacity change from 15633408 to 0”
Bom, com ajuda do pessoal da Arch wiki eu descobri que era so replugar o pendrive que todas as particoes estariam la novamente.
Bem, isso pode soar muito tonto ja que isso acontece ate mesmo no proprio Windows.
Mas da ultima vez que eu tive uma real perda de dados replugar nao ajudou, por isso que eu pedi ajuda.
Eu nao sei oque aconteceu direito aquelas vezes, mas provavelmente nao vou descobrir ate der uma outra perda de dados.
Entao e isso, desculpa alugar o tempo de voces pessoal.
Usem sync!
Isso já é feito de forma automática ao ejetar o pendrive via interface gráfica na maioria das distros.
@kalebepsouza Eu estou usando Gentoo com dwm.
Sei… Não vai ser necessário voltar a velha discussão sobre o seu mito novamente, aliás e desperdício ressuscitar post antigo sobre esse assunto
1 curtida
Então vc gosta realmente de coisas manuais. Eu sou da produtividade, então pra mim só rola distros “Mac Linux”. Ubuntu, PoP, Zorin.
@kalebepsouza pode soar estranho, mas me sinto mais produtivo em distros como Gentoo e Arch, usando dwm, dwl ou i3wm, e como editor Vim ou NeoVim.
Acho que foi uma escolha pessoal dificil de ser admitida como “pratica”, mas pessoalmente pra mim anda sendo.
Nao usar o mouse tornou tudo mais facil,
infelizmente websites nao tem muita compatibilidade com isso.
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.