Como usar o SAMBA com interface gráfica (mais prático) no Fedora 29?

Usava o Samba perfeitamente no Lubuntu 16.04 ai decidi mudar de distro, testar coisas novas, então fui para o Fedora 29, mas lá não consigo rodar o Samba de jeito nenhum, já desativei o firewall o Selinux e nada.

Até consigo instalar o samba por meio de um .rpm, mas quando faço tudo da mesma forma que fazia no Lubuntu e quando vou tentar usar via wireless nenhuma pasta aparece.

Então como instalar e configurar o Samba no Fedora 29.

2 curtidas

Qual DE você usa? GNOME, KDE, Cinnamon, XFCE, etc

1 curtida

GNOME

O programa até abre. Mas não aparece nos outros dispositivos.

1 curtida

Você vai ter que editar o arquivo de configuração do Samba (/etc/samba/smb.conf) e adicionar wins support = yes na próxima linha depois decups options = raw`. Após isso, reinicie o computador e veja se aparece em seu computador Windows.

Não encontrei esse decups options = raw , mas sim cups options = raw, não sei se é a mesma coisa. Etão coloquei a wins support = yes e reiniciei, mas continuou a mesma coisa.

Então decidi acrescentar a linha decups options = raw e deu isso:

OBS: Não é para compartilhar as pastas com outra maquina com Windows, mas sim com um dispositivo Android que uso.

1 curtida

Digite sudo systemctl status smb e sudo systemctl status nmb e envie o screenshot

1 curtida

1 curtida

Pelo visto, os serviços estão funcionando corretamente. Tente então, adicionar a senha de acesso executando o comando sudo smbpasswd -a cassio.
Depois vá para o seu dispositivo Android e tente conectar -se ao seu computador usando como usuario cassio e a senha como sendo aquela que você criou no passo anterior.

Mas eu já fiz isso via interface e quando vou me conectar no dispositivo a pasta compartilhada nem se quer aparece.

Aparece alguma outra pasta ou apenaw resultadoa vazios? Talvez você tenha que adicionar o compartilhamentos manualmente

Aparece tudo vazio. O aparelho ler todos os endereços de IPs disponíveis, mas não encontra nada.

Qual o app do Android que você usa pra acessar a rede?
Eu uso o Solid Explorer

Eu uso o FX File Explorer e nunca tive problema, mas como não conseguia me conectar resolvi usar o que muita gente usa, o ES Explorador de Arquivos, mas deu na mesma ele não encontrou nada também.

Vou testar esse seu para ver se funciona.

Tentei usar o seu app.

Ele fica escaneando, mas não encontra nada.

Então se pode colocar o endereço de IP, mas não sei onde encontrar esse endereço, pois sempre que usava pela interface gráfica os meus aparelhos reconheciam as pastas compartilhadas. Nunca usei dessa forma.

É, realmente era pra aparecer durante o escaneamento.

Então reinstale o pacote samba e após isso me envie o seu arquivo de configuração /etc/samba/smb.conf

Você pode obter o ip através do ifconfig. Caso ele não esteja instalado basta instalar ele. Outra opção muito boa de compartilhamento é o ssh. Se você instalar no seu Linux o servidor openssh com ip você pode conectar a partir do celular usando conexão sftp.

Reinstalei, o arquivo ficou assim:

# See smb.conf.example for a more detailed config file or
# read the smb.conf manpage.
# Run 'testparm' to verify the config is correct after
# you modified it.

[global]
        workgroup = SAMBA
        security = user

;	passdb backend = tdbsam

;	printing = cups
        printcap name = cups
;	load printers = yes
        cups options = raw
        wins support = yes

[homes]
       	comment = Home Directories
        valid users = %S, %D%w%S
        browseable = No
        read only = No
        inherit acls = Yes

[printers]
	comment = All Printers
        path = /var/tmp
        printable = Yes
        create mask = 0600
        browseable = No

[print$]
        comment = Printer Drivers
        path = /var/lib/samba/drivers
        write list = @printadmin root
        force group = @printadmin
        create mask = 0664
        directory mask = 0775

Ninguém para me ajudar???

Consegui fazer as pastas aparecerem, mas na hora que clico nelas e ponho o nome de usuário e a senha aparece isso:

Tente mudar as permissões dos arquivos. Você pode fazer isso pelo gerenciador de arquivos. Você também pode fazer pelo terminal usando chmod -R 777 nome_da_pasta . Eu ainda recomendo que você instale o ssh e use o Sftp para se comunicar com o celular porque aí você não vai precisar trocar as permissões. Outra opção que você tem é instalar no seu Android esse app: File Manager para Android - Baixe o APK na Uptodown Esse gerenciador de arquivos consegue gerar um link ftp que você pode conectar usando seu computador.