Como usar GNOME e KDE no mesmo sistema sem bagunça! Fedora Silverblue

No artigo anterior mostrei como instalar outra DE através do rpm-ostree (pacotes em camadas) ao lado do GNOME. Neste irei mostrar como instalar separadamente o KDE Plasma do GNOME, sem misturar as coisas.

Alguns pontos para se levar em consideração:

  • Pode ter este sistema para uso diário de desktop. Mas tenha em mente que o Silverblue é um projeto recente dentro do Fedora, então instale para fins de ajudar/aprimorar o projeto, reportar bugs etc…

  • Você pode manter ou não a imagem ostree com GNOME ao lado do KDE Plasma, sem duplicar programas, é quase como um duallboot.

  • Você não estará usando repositórios de terceiros para pacotes do sistema, e sim um “branch” ostree de teste, que vai dar base para o branch oficial da spin KDE do Silverblue futuramente. Este branch apenas define a “receita de pacotes” da sua imagem ostree. Todos pacotes/repositórios são do Fedora.

  • Exite tópico de discussão aqui e pode relatar bugs aqui e aqui. E claro, também pode usar o bugzilla.

  • Após criarem o brach oficial para o KDE Plasma, você não vai precisar formatar ou reinstalar o sistema, apenas vai dar rebase para o brach oficial, isto não vai alterar os pacotes instalados via rpm-ostree e seus flatpak’s.

Como já devem saber, o Silverblue atualmente possui uma iso oficial apenas com GNOME, mas o Timothée Ravier encabeça a criação dos brach’s ostree para outras DE’s no projeto. É possível instalar outras DE’s também, fique a vontade para testar e dar feedback.

1 - Instale o Fedora Silverblue com GNOME atualmente:

2 - Passo opcional, para fixar (pinar) esta imagem com GNOME, para caso quiser voltar ou alternar entre DE’s futuramente, se não quiser pule esta etapa e o sistema irá deletar pois salva apenas as ultimas 3 deployments, as antigas vão sendo removidas. Isto irá fixar a entrada da imagem ostree no grub, como mostro neste artigo:

sudo ostree admin pin 0

3 - Baixe a chave GPG:

curl -O https://tim.siosm.fr/downloads/siosm_gpg.pub

4 - Adicione o remote (brach) ostree e importe a chave:

sudo ostree remote add kinoite https://siosm.fr/kinoite/ --gpg-import siosm_gpg.pub

5 - Confira se adicionou o remote “Kinoite”:

ostree remote list

6 - Veja as opções dentro deste remote. Note que você tem outras opções de DE o KDE=Kinoite:

ostree remote refs kinoite

7 - Vamos dar o “rebase” com rpm-ostree:

rpm-ostree rebase kinoite:fedora/30/x86_64/kinoite

obs: se a velocidade do download começar baixa, a tendência é aumentar com o tempo, caso não, você pode cancelar com “ctrl+c” e recomeçar com o mesmo comando. A velocidade não está tão boa quanto poderia ainda, dependendo do horário. O tamanho do download é de aproximadamente 587MB. O Download não pode parar e recomeçar de onde parou.

8 - Ao finalizar, irá mostrar todos pacotes instalados, então basta reiniciar o sistema:

9 - Você terá um sistema bem enxuto, ele trás o Dolphin, Discover, Konsole, Firefox, Central de informações, KSysGuard(monitor) e configurações básicas do KDE Plasma.

10- Recomendo você dar o comando a seguir para limpar possíveis deployments de downloads interrompidos ou corrompidos ocupando cache, no meu caso liberou 600MB:

Com o comando:

sudo ostree admin cleanup

11 - Se quiser pinar ou fixar esta primeira imagem para ter como seu “ponto de restauração”. Para o caso de algum programa/pacote problemático em update futuro:

obs: 0 = primeiro, 1= segundo etc… mude caso já tenha alguma imagem pinada.

sudo ostree admin pin 1

Correções, atualizações deste tutorial, mande para para fastos2016@gmail.com

4 Curtidas