Como usar e configurar um WM sem conhecer nenhuma linguagem de programação?

Sou novo por aqui, me desculpem por ser tão direito, mas basicamente não encontrei a melhor forma de perguntar.
Eu percebi fuçando muito, que a maioria (se não todas os gerenciadores de janelas) que vocês chamam de window manager ou wm necessitam de alguma conhecimento de base em programação (exemplo: C, Lua, Python, Ruby, Haskell) para que você mesmo possa editar as config files e criar as suas próprias.
Eu escolhi o Manjaro justamente por ele já ter sabores “prontos” (meio que - para ser sincero) com esses wm. Achei muito complexo mas gostei da forma de funcionamento do Awesome que é um dynamic window manager.
Não acho legal roubar as configurações feitas por outros sem saber o que está por trás dos códigos (e se tiver algo ruim? você instalar e configurar e não saber?).
Me sinto burro. Quando cheguei no Linux eu comecei pelo Mint, depois fui pro Ubuntu e Debian, mas tou a procura de algo a mais, meu conhecimento é muito baixo.

1 Curtida

O básico e essencial da programação é algoritmo.

Sobre as configs. Apenas estudando o script delas + linguagem e experimentando em ambiente virtualizado, pois assim não há risco de dano severo caso algum parâmetro seja alterado indevidamente.