Como usar apenas uma parte da interface gráfica do linux, e abrir um script quando ele ligar?

Bom, tenho um projeto no qual preciso dar boot em um sistema, e logo em seguinda abrir um script em python que ficará rodando na tela, o programa que eu criei possui uma interface bem simples, porém eu gostaria que o linux ficassem apenas com a interface gráfica do programa que eu criei, e desativasse o resto… resumindo quero dar boot no linux sem que apareça nada na tela, e logo em seguida que meu programa abra na tela… o objetivo é ter o boot rápido do linux, ao invés do windows, e não estressar o computador com programas inuteis em segundo plano… pensei no debian já que a iso dele é bem leve, como faço para que ele ligue e vá direto abrindo o meu script, e como faço para desativar as linhas de prompt na inicialização, ou até mesmo substituir essa linhas por uma imagem de meu gosto?

Você pode usar o X e configurar a inicialização para o seu script. Daí não vai ter nada na tela além do seu programa. A interface gráfica vai ficar como padrão do X, que é meio feia, mas deve ter jeito de mudar configurações.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Xinit_(Português)

2 curtidas

Se você tentar colocar uma interface leve, como o lxqt, colocar login automático, e no script de inicialização colocar o seu script no topo da lista, será que não dá certo?
No kde, nas configurações do sistema, dá para adicionar scripts na inicialização, e tem a opção de login automático, tudo pela interface gráfica.
Dá uma olhada nesse vídeo: - YouTube

Bom, consegui retirar a solicitação de login pra que ele iniciasse a sessão automaticamente, agora preciso, aprender a usar esse tal Xinit e esse Kde, pois sou bem iniciante, mas não me parece ser algo tão difícil…

Caso alguém que tenha visto esse post tenha interesse em retirar essa solicitação de login como eu tive, aqui está o link, ele mostra como retirar isso de 3 gerenciadores de login diferentes, sendo o lightDM(que é o que eu estou usando agora) GDM e SDDM.