Como trocar uma Distro com Dualboot

Olá, queria trocar uma distro que está no meu HD junto com Windows e queria algumas alternativas que fujam da que eu particularmente uso que é:

  • Eu apago as particuções com o Linux (no windows)
  • Remonto o disco todo (estendendo o volume do disco C)
  • Refaço a inicialização do windows (inclusive vale ressaltar meu desespero na primeira vez que apareceu aquele famoso “grub rescue>”)
  • E só aí boot meu pen drive e faço dualboot que o instalador da distro me oferece

Sei que deve ter uma forma mais fácil que essa minha então gostaria da ajuda dos SDA online haha

Não sei se é a forma correta, mas comumente eu apenas formato a partição onde está a distro que vou trocar e instalo a distro pretendida.
Porque todo o trabalho que você tem de redimensionamento da partição e restauração do boot será perdido assim que você refizer o dual boot.

Exatamente como a amigo falou. Basicamente é só criar o pendrive, iniciar por ele, e na hora da instalação seleciona a partição em que está a sua distro. No máximo depois terá que adicionar a entrada “Windows” no grub customizer.

1 curtida

Vai depender se vc instalou sua distro separando a / da /home ou se só usou a / para instalação do Linux. Supondo que vc fez a instalação separando a partição / da /home nem precisa fazer backup dos seus arquivos, basta na hora da instalação marcar apenas pra formatar a partição /. Não mexa nas partições do Windows e pronto sem problemas. Qualquer duvida pergunte q eu te ajudo pra vc não acabar fazendo “caquinha” rsrs.

Mas aí não tem nenhum problema com a partição da Swap não?

Eu sempre faço com montagem em / quando é manual. Agora quando faço dualboot com a instalação da própria distro eu não dizer como que fica a / e a /home. Vou precisar reinstalar o meu Zorin aqui e vou ver isso direitinho. Vlw amigo :smile:

É só reformatar a swap para a próxima distro

1 curtida

Só olha pelo gparted ou pelo gnome discos como tá particionado.

1 curtida

é o q? (é serio por favor removam esse negócio de 20 caracteres kkk)

1 curtida

Tipo: Tu tem o duas partições do Windows (a Reservada pelo Sistema e a de arquivos) e duas da tua distro (a de arquivos e a swap).
Basicamente, na instalação de outra distro, você vai formatar a de arquivos em ext4 e a swap em swap. entendeu?

1 curtida

Não precisa formatar a swap. Alias nem tem essa opção. Só se vc apagar e criar outra. A swap é uma partição de troca que auxilia o sistema quando esse começa a usar muita memória ram. A única partição que é preciso formatar ao trocar (formatar) de distro é a partição / que é onde fica instalado o sistema. Cuidado quando for dar dicas a outro usuário sem ter conhecimento adequado. Vc pode acabar prejudicando em vez de ajudar.

1 curtida