Como trocar ubuntu mate pelo stúdio

https://ubuntustudio.org/download

Se de fato não tiver algo que possa perder no notebook atual, o ideal é instalar do zero mesmo, visto que o ambiente é xfce, é ainda mais leve que o Mate, não muito, mais é.

Eu recomendaria tentar instalar um app a um, mas por comodidade e agilidade, instalar a distro pode ser a solução, desde que já venha, de fato, com o que deseja.

Já pesquisou na lista de aplicativos do Ubuntu Studio se realmente tem o que deseja? Pode ser que não tenha.

Já pesquisou na lista de aplicativos do Ubuntu Studio se realmente tem o que deseja? Pode ser que não tenha.

"não pesquisei.Deu uma lida mas não vi se vem. Vou fazer isso agora.
Como falei ai em cima, não consegui instalar o app que preciso no Mate e por isso a ideia de trocar, guardando o note tbm, apenas para essa função.’’

Pode conferir os apps aqui: Features: Audio – Ubuntu Studio e pode mudar no final da página.

Chegou a apresentar alguma mensagem de erro?

Como tentou instalar?

Chegou a seguir algum procedimento?

Podemos ajudar com isso, isso se deseja de fato instalar no mate, isso caso não esteja curiosa e tendenciosa a experimentar o Studio. Se bem que você não precisa necessariamente instalar, pode usar em modo live para fazer testes.

Sobre ter o app, parece que ele não tem o programa mas tem facilidade de baixar app, programas que sejam da àrea.

Sim, deu pasta não encontrada.

Tentei instalar pelo terminal. procurei um código de instalação e não funcionou.

Sim, que foi desse código que procurei e não deu certo.

Se não for incomodo, aceito a ajuda para o teste rsrs.
De qualquer forma estou limpando o note para instalar a ISOe deve demorar um pouco. Seria ótimo testa la antes de instalar

Enquanto vai limpando aí, podemos ir testando.

Baixa o Reaper pelo link: http://dlcf.reaper.fm/6.x/reaper602_linux_x86_64.tar.xz

Descompacta, abre o terminal, loga como root (sudo su) e roda o arquivo: install-reaper.sh (da pasta que descompactou.

Complemento:

Eu li esse post, tentei mas não consegui pq tem algumas coisa que não sei fazer, tipo descompactar o arquivo baixado.
Já estou co o terminal aberto e em root

Para descompactar o arquivo baixado, clique com o botão direito do mouse no arquivo baixado e vá na opção Extrair aqui

Há essa possibilidade sim

1 curtida

Sim, isso com o pendrive boot certo?
Então, não consigo instalar o teste do note. mas consegui abri o programa.
Eu não consegui seguir o passo a passo do link q vc me mandou. Mas abriu rsrs

Se o programa abriu, de alguma forma você conseguiu instalar rs

Basta usar um app para criar um pendrive bootavel, como o Etcher.

.

1 curtida

Verdade rsrsrs
obrigada thespationLíder
Foi de extrema importância sua ajuda.
vou seguir testando por aqui e qualquer duvida volto .
e farei tbm o pendrive botavel.

1 curtida

Perfeito! Qlq coisa estamos aí :wink:

1 curtida

Se o seu objetivo é trabalhar com música ou com alguma coisa de áudio avançado, desencana do Ubuntu Studio, basta instalar o ubuntustudio-controls em QUALQUER derivado do Ubuntu.

O Ubuntu Studio é uma distribuição bloatware, cheia de coisa dispensáveis que não vão agregar em nada no seu fluxo de trabalho.

Sobre o REAPER, tem um script com os comandos necessários pra instalar ele e os principais complementos no Ubuntu, aqui.

Se tiver mais dúvidas, mandaê, eu trabalho com produção musical no Linux há mais ou menos 12 anos.

PS: Agora que vi que não é um mano, é uma mina, foi mal pelo Brother…hehe

3 curtidas

Realmente a instalação para teste não foi concluída. Consegui abri o programa pq ele está na maquina mas não instalado. Como é teste parece q abre e por algum motivo não funciona. Pelo Terminal dá ‘‘Impossível encontrar o pacote REAPER’’.

Massa cara, mto tempo na área, legal de mais. Eu estou começando na area e como vc sabe os equipamentos são bem caros. meu note não suporta um programa legal de edição por isso quanto mais leve as distros, no note q uso, melhor consigo trabalhar por enquanto. Sei q teria programas inúteis que vem no Ubuntu Studio mas a distro é um pouco mais leve e consigo direcionar o pc.
Mas antes de mudar tudo estou tentando fazer funcionar o REAPER e parece que o Jack não está funcionando. Alem disso o programa não está instalado na maquina e por ser iniciante no ubuntu não estou conseguindo instalar lo.

Como eu falei, o Ubuntu Studio além de ser bloatware, não é leve, isso aí é lenda urbana.

Sobre instalar o REAPER ou os demais programas necessários, vai pelo link que eu indiquei.

O REAPER não está disponível via repositório apt, por isso não vai aparecer em lugar nenhum, depois de rodar os comandos que eu indiquei, ele vai aparecer no menu.

Outro lance super importante que acho que ninguém citou é que você vai precisar instalar um kernel de baixa latência pra poder rodar o áudio em realtime.

Eu indico o XanMod, mas tem o Liquorix e o LowLatency também.

Dá uma sacada aqui, já vem tudo isso mastigado: https://unityxp.tk

2 curtidas

Olá, não me importo pelos codinomes. Mina ou Mano tanto faz.

Consegui acessar mas não entendi como fazer girar no terminal. depois não consegui mais acesso, então me ajuda de novo??

Vou precisar de sua ajuda sim, mto obrigado. Trabalho na área de captação em uma produtora e agora vou pra edição e não sei como funciona no ubuntu. Será otimo se vc puder ajudar msm.

Inclusive qria deixar apenas o programa pra editar os audios no pc todo. Coo excluo os outro programas pelo terminal?

Dá uma olhada aqui…

https://rauldipeas.postach.io/

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.