Como trocar ubuntu mate pelo stúdio

Olá, tudo blz?
Acabei de entrar na pagina, sou iniciante no ubuntu e tenho um note fraquinho. Gostaria de trocar o ubuntu mata para studo pois preciso trabalhar com edição de áudio e não consigo pelo terminal. Li augas coisa no google e parece que precisa se baixado e depois instalado. É isso msm?
como posso fazer essa transição

1 Curtida

Já aviso que não tenho largo conhecimento sobre o Ubuntu Studio, mas aparentemente ele é uma distribuição que já vem com várias ferramentas de multimídia instaladas.
Caso queira de fato migrar para o Ubuntu Studio, recomendo uma instalação limpa dele, baixando a ISO, colocando-a em um pendrive Bootável e instalando.

Outra saída seria instalar as ferramentas que necessita (ou todas que vem no Ubuntu Studio) no Ubuntu Mate.

Então, tentei instalar as ferramentos do Ubuntu Studio no Mate e não consegui. por isso cogito a mudança. Pensando tbm q o note seria apenas para esse trabalho e seria ideal ter uma distro só para isso, já q ela existe.
Acebei de saber desse Ubuntu Studio. brigado pelas recomendações. Vou tentar.

Quais seriam as ferramentas?
De qualquer maneira, migrar é uma boa também, qualquer problema só chamar.

Preciso de um programa de edição de áudio, reaper, jack, gimp pra foto.
não consigo instalar o reaper no mate e ele é o primordial. Tenho outros no Mate mas travão com facilidade. Acredito que pode ser o note por ser poca memoria, velocidade…
Por isso de trocar.
onde encontro a ISO dele?

https://ubuntustudio.org/download

Se de fato não tiver algo que possa perder no notebook atual, o ideal é instalar do zero mesmo, visto que o ambiente é xfce, é ainda mais leve que o Mate, não muito, mais é.

Eu recomendaria tentar instalar um app a um, mas por comodidade e agilidade, instalar a distro pode ser a solução, desde que já venha, de fato, com o que deseja.

Já pesquisou na lista de aplicativos do Ubuntu Studio se realmente tem o que deseja? Pode ser que não tenha.

Já pesquisou na lista de aplicativos do Ubuntu Studio se realmente tem o que deseja? Pode ser que não tenha.

"não pesquisei.Deu uma lida mas não vi se vem. Vou fazer isso agora.
Como falei ai em cima, não consegui instalar o app que preciso no Mate e por isso a ideia de trocar, guardando o note tbm, apenas para essa função.’’

Pode conferir os apps aqui: Tour: Audio « Ubuntu Studio e pode mudar no final da página.

Chegou a apresentar alguma mensagem de erro?

Como tentou instalar?

Chegou a seguir algum procedimento?

Podemos ajudar com isso, isso se deseja de fato instalar no mate, isso caso não esteja curiosa e tendenciosa a experimentar o Studio. Se bem que você não precisa necessariamente instalar, pode usar em modo live para fazer testes.

Sobre ter o app, parece que ele não tem o programa mas tem facilidade de baixar app, programas que sejam da àrea.

Sim, deu pasta não encontrada.

Tentei instalar pelo terminal. procurei um código de instalação e não funcionou.

Sim, que foi desse código que procurei e não deu certo.

Se não for incomodo, aceito a ajuda para o teste rsrs.
De qualquer forma estou limpando o note para instalar a ISOe deve demorar um pouco. Seria ótimo testa la antes de instalar

Enquanto vai limpando aí, podemos ir testando.

Baixa o Reaper pelo link: http://dlcf.reaper.fm/6.x/reaper602_linux_x86_64.tar.xz

Descompacta, abre o terminal, loga como root (sudo su) e roda o arquivo: install-reaper.sh (da pasta que descompactou.

Complemento:

Eu li esse post, tentei mas não consegui pq tem algumas coisa que não sei fazer, tipo descompactar o arquivo baixado.
Já estou co o terminal aberto e em root

Para descompactar o arquivo baixado, clique com o botão direito do mouse no arquivo baixado e vá na opção Extrair aqui

Há essa possibilidade sim

1 Curtida

Sim, isso com o pendrive boot certo?
Então, não consigo instalar o teste do note. mas consegui abri o programa.
Eu não consegui seguir o passo a passo do link q vc me mandou. Mas abriu rsrs

Se o programa abriu, de alguma forma você conseguiu instalar rs

Basta usar um app para criar um pendrive bootavel, como o Etcher.

.

1 Curtida

Verdade rsrsrs
obrigada thespationLíder
Foi de extrema importância sua ajuda.
vou seguir testando por aqui e qualquer duvida volto .
e farei tbm o pendrive botavel.

1 Curtida

Perfeito! Qlq coisa estamos aí :wink:

1 Curtida

Se o seu objetivo é trabalhar com música ou com alguma coisa de áudio avançado, desencana do Ubuntu Studio, basta instalar o ubuntustudio-controls em QUALQUER derivado do Ubuntu.

O Ubuntu Studio é uma distribuição bloatware, cheia de coisa dispensáveis que não vão agregar em nada no seu fluxo de trabalho.

Sobre o REAPER, tem um script com os comandos necessários pra instalar ele e os principais complementos no Ubuntu, aqui.

Se tiver mais dúvidas, mandaê, eu trabalho com produção musical no Linux há mais ou menos 12 anos.

PS: Agora que vi que não é um mano, é uma mina, foi mal pelo Brother…hehe

3 Curtidas