Como trocar ubuntu mate pelo stúdio

Olá, tudo blz?
Acabei de entrar na pagina, sou iniciante no ubuntu e tenho um note fraquinho. Gostaria de trocar o ubuntu mata para studo pois preciso trabalhar com edição de áudio e não consigo pelo terminal. Li augas coisa no google e parece que precisa se baixado e depois instalado. É isso msm?
como posso fazer essa transição

1 Curtida

Já aviso que não tenho largo conhecimento sobre o Ubuntu Studio, mas aparentemente ele é uma distribuição que já vem com várias ferramentas de multimídia instaladas.
Caso queira de fato migrar para o Ubuntu Studio, recomendo uma instalação limpa dele, baixando a ISO, colocando-a em um pendrive Bootável e instalando.

Outra saída seria instalar as ferramentas que necessita (ou todas que vem no Ubuntu Studio) no Ubuntu Mate.

Então, tentei instalar as ferramentos do Ubuntu Studio no Mate e não consegui. por isso cogito a mudança. Pensando tbm q o note seria apenas para esse trabalho e seria ideal ter uma distro só para isso, já q ela existe.
Acebei de saber desse Ubuntu Studio. brigado pelas recomendações. Vou tentar.

Quais seriam as ferramentas?
De qualquer maneira, migrar é uma boa também, qualquer problema só chamar.

Preciso de um programa de edição de áudio, reaper, jack, gimp pra foto.
não consigo instalar o reaper no mate e ele é o primordial. Tenho outros no Mate mas travão com facilidade. Acredito que pode ser o note por ser poca memoria, velocidade…
Por isso de trocar.
onde encontro a ISO dele?

https://ubuntustudio.org/download

Se de fato não tiver algo que possa perder no notebook atual, o ideal é instalar do zero mesmo, visto que o ambiente é xfce, é ainda mais leve que o Mate, não muito, mais é.

Eu recomendaria tentar instalar um app a um, mas por comodidade e agilidade, instalar a distro pode ser a solução, desde que já venha, de fato, com o que deseja.

Já pesquisou na lista de aplicativos do Ubuntu Studio se realmente tem o que deseja? Pode ser que não tenha.