Como trocar ou reiniciar o bash no macOS [RESOLVIDO]

Uso um macbook air já usado, mas lembro que quando eu estava começando a usar, eu troquei para o zsh. Porém estou acostumado com a simplicidade do bash, mas estou tentando trocar há um bom tempo e não consigo. Troco nas opções avançadas de usuário nas configurações para o bash mas no terminal ele nunca abre realmente o bash, como se ele não reconhecesse o bashrc. Mas eu já fiz um pouco o o bashrc com um pouco de pesquisa para ver o que era necessário para iniciar mas não sei também se é o realmente para iniciar.

Observação: quando eu executo o comando bash, ele executa normal, mas quando eu troco para o padrão, o sistema não abre o terminal com shell normalmente como acontece com o zsh

1 curtida

Nunca usei macOS, mas imagino que tenha um arquivo de configuração que é executado toda vez que o terminal abre? Tipo o .profile no Linux.
Caso sim, só adicionar uma linha escrito “bash” no final do arquivo que o terminal deve trocar pro bash toda vez que abrir.

Então, no meu caso só tem o .bash_profile e o .zsh_profile, não tem o .profile. Acabei criando um arquivo .profile e na verdade a solução não foi bem essa. Eu vi que o sh estava executando o bash quando executava ele, aí eu só troquei para o sh que chamava o bash, meio que resolveu bem

1 curtida

trocar pelo próprio terminal funciona?
no linux é sudo chsh -s $(which zsh) e sudo chsh -s $(which zsh) (pro usuário logado), no mac deveria ser algo assim, isso se não for exatamente assim

Então eu também já tentei dessa forma, mas toda vez que tento abrir um novo terminal ele nunca abre o bash, fica carregando, e carregando… É como se o bash estivesse “quebrado” e por isso o sistema não consegue chamar ele. Mas quando chamo por meio de outro shell ele abre normal, com todas as configurações que fiz

Basicamente é o mesmo procedimento do Linux, faça de forma segura:


echo -e "\n/caminho/pro/seu/shell' >> .bash_profile

E reinicia a sessão e voila novo shell! De forma segura

1 curtida

provavelmente você inseriu manualmente em algum lugar em vez de usar chsh ou o painel do sistema, o correto é sempre usar somente um desses dois métodos, para não bagunçar sua conta/sistema poluindo arquivos. Eu troco em todas as minhas máquinas pois no dia a dia gosto de python no terminal, no meu MacBook Air eu apenas utilizei.

chsh -s /caminho/para/o/shell

você consegue abrir o bash normalmente pela linha de comando?

Sim, quando estou com outro shell aberto e executo o bash, ele abre normalmente

Depois da ajuda do @Natanael.755, executei novamente o comando que você sugeriu e deu certo! Acho que dessa vez o sistema realmente reconheceu que eu queria o bash e não travou rsrsrsr. Obrigadão

Que bom, te aconselho um dia desses resetar ele, com os anos vamos fuçando e bagunçando e esses quirks vão surgindo. É também uma chance para documentar o que você muda desde o início.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.