Como trocar OS mantendo os dados antigos de usuário

Estou pensando em trocar meu Manjaro por Arch ou outra distro baseada em Arch. Mas não quero ter que salvar alguns dos arquivos que tenho no meu /home, que tá numa partição separada do /.

Então queria saber se é possível instalar o sistema encima das partições atuais, mas mantendo os arquivos antigos para o caso do /home.

Minha ideia inicial era instalar Arch e durante a instalação não formatar a partição do /home e ainda mudar os nomes das pastas que estão lá para evitar da instalação sobrescrever. Mas estou pensando em escolher Endeavour ao invés por ser mais fácil de manter.

1 curtida

Instala com outro nome de usuário e a partição atual de home sem formatar, ele vai criar outra pasta de usuário. Aí é só copiar tudo de uma home pra outra, incluindo as pastas ocultas. Deve funcionar, mas faça com cuidado, testando o que der errado.

Quanto a uma derivada Arch, sugiro testar o Reborn, é mais simples de usar que o Endeavour e tem uma ISO nova com instalador Calamares. Dá uma olhada

3 curtidas

Demorei pra responder, mas segui esse plano mesmo.

Fui de Reborn OS, e não me arrependo. O único problema é que às vezes a lista de mirrors demora a atualizar ou falha mesmo. Mas pode ser problema com meu ISP.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.