Comprei o Dell G15 com o Ubuntu nativo, porém ele tem congelado constantemente, vi em algumas discussões que ele não tem o melhor dos suportes para linux, por isso e pelo fato de que ele não tem suporte direito para algumas aplicações que eu uso vou instalar o windows.
Andei dando uma olhada e algumas pessoas tiveram alguns problemas ao formatar e instalar os drivers da Dell, como ficar sem internet, não reconhecer a placa de vídeo e o Ssd.
Tenho uma garantia e por isso quero ter muito cuidado ao passar de um sistema operacional para outro, porque vou ficar sem ela e a Deus dará.
Bem-vindo @Vinicius_Cs!
Para instalar o Windows, a primeira coisa a fazer, é adquirir uma licença. Pessoalmente não conheço e nem recomendo algum lugar.
Que tal fazer um teste com outra distribuição, no lugar do Ubuntu?
Dá uma conferida nesse meu projeto, clicando AQUI.
Acho que o problema é com a máquina, não importa o sistema operacional que usar.
Você sabe como baixar a iso, criar o pendrive bootavel e acessar a bios para formatar o notebook?
será que essas pessoas baixaram o driver certo do site da dell ou utilizaram o programa deles de baixar e instalar drivers? se eles fizeram isso a chance de ter problema é bem baixa, recomendo que você baixe os drivers de audio, rede e video do site da dell antes de formatar, depois baixa o programa e instala os drivers restantes (chipset, armazenamento etc).
No geral a garantia é sobre o hardware e não sobre o sistema, então trocar o sistema operacional não deve invalidar a garantia do notebbok
Primeiramente muito obrigado pela ajuda!
Antes de realmente acionar os técnicos vou tentar utilizar outro sistema para ver se não é algum problema de compatibilidade.
Eu já tenho o pendrive onde já fiz o sistema bootavel do windows 11, apenas não instalei ainda por conta dos relatos que ouvi.
Vou baixar os drives, a dell disponibiliza eles para utilizarmos, mas não tenho certeza de como posso fazer para instalar eles, se são como softwares padrões, seria assim que eu acessasse o sistema?
Tenho uma dúvida se realmente vem todos os drives ou vou precisar baixar a parte.
Saber que isso não necessariamente vai afetar minha garantia me deixa mais tranquilo para realizar os procedimentos.
geralmente eles são um único arquivo normalmente terminado em .exe, ai voce clica nele e vai apertando proximo → proximo → Fim ou next → next - Finish e pede para reiniciar o computador.
em alguns casos pode vir uma pasta compatada em .zip, ai voce descompacta e vao ter varios arquivos, ai voce vai executar o que tem o nome setup.exe
Eu tenho um notebook desse, o Ubuntu 22.04 que vem por padrão funciona muito bem, ele só vai dar problema se tentar atualizar pra versões mais novas do sistema (Ubuntu 24.04) por exemplo, ou se atualizar o Kernel dele (e se tentar usar wayland).
A maioria dos problemas desse note vem de compatibilidade da placa NVIDIA, eu consegui usar diversos sistemas linux, mas para isso, precisei baixar Kernels mais antigos (6.6 ou 6.7) e ficar usando eles.
Sobre instalar o Windows, nas configurações da BIOS você precisa desativar o secure boot, e na parte de armazenamento tem que tirar do modo RAID e por em AHCI (algo parecido), após isso, só seguir a formatação normalmente.
A maioria dos drivers irão ser instalador pelo Windows Update, após atualizar tudo que for necessário, voce pode ir no site da Dell no suporte do seu note e baixar o instalador de drivers lá, que identifica e baixa automaticamente tudo que tiver faltando.
Qualquer duvida pode chamar.
unica distro q funcionou aqui sem problemas foi o LMDE 6
Obrigado pela ajuda!
Eu instalei o Windows 11 e os drivers direto do site da dell e ocorreu tudo bem, não sei se é algum problema de compatibilidade ou se eu realmente não deveria ter instalado a versão mais recente do Ubuntu como você disse, mas o notebook apesar de ter um sistema operacional bem mais pesado, coisa de uns 10gb de diferença, ele parece mais rápido e com compatibilidade com muitos dos programas que eu trabalho.