Como trocar de distro sem perder os arquivos?

Olá, estou usando a distro do Ubuntu 20.04 LTS e gostaria de trocar para a Ubuntu MATE sem perder arquivos, teria como ? Obrigado desde já!

Vc pode usar o tasksel para instala o ambiente mate…

sudo apt install tasksel

sudo tasksel install ubuntu-mate-desktop

Após a instalação dos pacotes, será solicitado que vc configure o Lightdm( o gestor de login padrão do mate), quando for solicitado para escolher entre o GDM( gnome) e o Lightdm, selecione o Light como gestor e confirme. Reinicie o PC e vc estará usando o Mate.

2 Curtidas

Obrigado!! Não sabia que existia uma forma tão pratica. Mas quanto ao desempenho, sera o mesmo que ter instalado a distro em si ?

Você pode apenas instalar o ambiente Mate, como mencionado acima, mas se quiser instalar o Ubuntu Mate mesmo, você pode manter seus arquivos, desde que tenha uma partição /home separada. Durante a instalação você marca a partição com o ponto de montagem /home e desmarca a opção de formatar partição, para que seus arquivos sejam mantidos. Crie um usuário com o mesmo nome que você colocou na instalação atual.
Mas também é bom você criar um backup dos seus arquivos para outro disco ou partição, para não correr o risco de apagar acidentalmente, isso já aconteceu muito comigo :sweat_smile:

4 Curtidas

Com /home você não precisa nem trocar, mas ter vários sistemas e interfaces rodando mutuamente.

Tipo do argumento simples para demonstra o tanto que uma distro baseada em GNU/Linux é robusta.