Bom dia, estou querendo trocar a placa mãe da minha maquina, mas não quero formatar agora que deixei meu Mint do jeito que eu queria.
Uso o Mint 19.3 cinnamon.
Desde já agradeço pela ajuda.
Não há necessidade de reinstalar o sistema, vai continuar funcionando, mesmo trocando a placa mãe, desde que a GPU seja a mesma.
valeu @anon17586640. vou fazer a troca hj a noite, aviso aqui como ficou.
Agora você me criou uma dúvida.
Sempre achei que se você instalar qualquer distro Linux em um Pendrive (Estou falando de instalação mesmo, NÃO live USB.) ou HD Externo, você teria um SO portátil. Porém, agora fiquei na dúvida, pois a GPU de uma máquina para outra com certeza mudará…
Inclusive eu entrei aqui para responder “É só trocar!”… rs
Explicando:
Se você tiver uma GPU NVIDIA, que usa o driver 390 e trocar por uma que usa o driver 440, o X não vai subir, será necessário trocar o driver antes.
São poucos os casos em que esse tipo de problema possa acontecer.
Me corrija se eu estiver errado!
Não é que não funcionaria, mas sim que teria que se preocupar com drivers de hardwares específicos?
Tipo… Alguns adaptadores wifi também pode acontecer isso?
Como eu expliquei, caso o driver de vídeo instalado não seja compatível com a GPU da vez, o X não vai subir, mas é perfeitamente possível acessar um terminal e resolver o problema com alguns poucos comandos.
Sobre Wifi, eu acho mais difícil acontecer, porque o sistema pode carregar vários drivers ao mesmo tempo, o que não acontece com drivers de vídeo, ele só carrega 1 por vez, não é possível usar duas GPUs NVIDIA com drivers diferentes, ambas tem que ser compatíveis com o mesmo driver.
Perfeito! Esclareceu perfeitamente agora!
Valeu!