Como "travar" Dolphin apenas para visualizar documento?

Boa noite.

Eu gostaria de saber se existe uma opção de travar a edição de documentos/pastas no Dolphin. Digamos que esteja abrindo e fechando muitos documentos e fazendo muitas interações, mas só queria “visualizar” e não poder mudar de lugar, nem deletar, renomear, nem nada.

Isso é possível de ser feito?

Obrigado.

Basicamente, não ter a permussão escrita
E talvez também de execução

Se quiser tirar de escrita

Para tirar de execução

Use -x

Para retirar escrita

Use -w

Exemplo

chmod -w arquivo

Em propriedades no dolphin de pstas e aquivos pode mudar também só para ler o arquivos e pastas…

Recomendo ler sobre permissão no linux e sobre chmod

1 curtida

Que eu saiba, não tem uma função para isso no Dolphin.

Maneiras de contornar isso seriam mudar as permissões do arquivo (com o efeito colateral que nenhum outro programa rodando sob seu usuário vai conseguir modificá-lo) ou mesmo jogar o Dolphin numa sandbox em que as pastas que você quer “observar” são somente leitura.

Dependendo do que você quer fazer, pode haver outras opções (como o Gwenview, o visualizador de imagens que tem capacidades mais limitadas de gerenciamento, ou mesmo um watch ls no terminal) que não pedir para um gerenciador de arquivos que não gerencie arquivos.

2 curtidas

Obrigado pelas respostas.

É, eu queria fazer isso com apenas 1 click ou um atalho, mas pelo visto não tem como. Seria uma funcionalidade interessante.

Eu acho que o KDE é ainda pouco personalizável para o meu perfil… :smiley: