Como transformar um cartão sd em memoria interna

Olá sou um usuario novo do sistema ubuntu 20.04 lts, e utilizo um notebook com hd de 32gb e eu possuo um cartão de memoria de 500gb e gostaria de saber como faço para utilizar esse cartão de memoria como memoria interna.

desde de ja agradeço.

Você quer dizer armazenamento (semelhante a um HD) e não RAM, certo?

2 curtidas

sim, isso mesmo

1 curtida

semelhante igual é feito no windows

Então, primeiro vc precisa deixá-lo colocado o tempo todo - imagino que vc saiba
Aí é montá-lo de forma automática e passar a usá-lo como sua home

Este artigo te ajuda:
https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/

1 curtida

muito obrigado, vou olhar o artigo

1 curtida

Cara mas o cartão tem que ficar no note o tempo todo, não que vc n possa desplugar mas caso você desplug de maneira não segura você tera problema as possibilidade de prejuizo é inumeras.
Alguns problemas podem ser solucionado plugando novamente, mas alguns são mais serios.

1 curtida

A e se você desplugar quando desligar o note quando ligar vai cair em uma tela preta de manutenção, é só plugar novamente e reiniciar.

1 curtida

É, tem umas chatices mas funciona bem. Eu mesmo deixo um pendrive o tempo todo no meu notebook e configurei como cache de disco! Bem loko, mas é um pendrive nano! Só não usei o slot de cartão de memória porque o meu está quebrado e só funciona como “apenas leitura”.

3 curtidas

Eu fui copiar a tal pasta que tem nome de usuário e deu esse erro:

Não tem nenhuma forma mais fácil de mesclar, não? Eu queria que meio que somasse os armazenamentos do cartão e do laptop, tipo o que acontece no Android. Tem como?

Tenta copiar como adm - ou recrie os links simbólicos (devem se referir a pastas em usr na raiz)

Sobre mesclar, acho que não, isso é coisa do Android, nunca vi em distros Linux…

Realmente uma pena! Queria realmente mesclar… mas vou fazer o que falou

Mas, que links são esses? Sou relativamente leigo nesses assuntos mais técnicos

vc formatou o cartão sd em fat32 ou ntfs? pq eles não possuem suporte a esse recurso (link simbólico).

Vc esta usando FAT32 ou NTFS como HOME?
Isso não existe menino formata o SD para BTRFS.

Eu chuto que é FAT32 é o FS que anda vindo nas medias removíveis atualmente.

Isso mesmo. Desculpe pela demora na resposta.

Vou executar o Nautilus em root e vou tentar mover as coisas.
As atualizações eu trago aqui!

Fiz o que eu disse e não deu certo. Deu o mesmo erro

Já que está dando erro, tive uma ideia aqui:

Tem como escolher meu cartão de memória como destino para instalar os apps?

Tipo: quero instalar o Lutris. Teria como fazer com que o app e seus arquivos se instalem diretamente no cartão de memória? Mas, só alguns apps, não todos arquivos dos arquivos do sistema…

Eu já te expliquei que o filesystem é FAT32 isso nao existe:

Uma simples pesquisa na internet cara, troca de FAT32 para BTRFS.
Depois de trocar você vai poder fazer o que quiser.
Não é trocar o pendrive, é trocar o filesystem(software) do pendrive.

Ext4 não funciona também não?