Como tirar a aceleração do mouse no linux mint?

Não tenho muito tempo de linux. Utilizo dual boot por conta de que ainda não se tem a maioria dos anti-cheat’s de muitos jogos competitivos (CS:GO e Valorant são meu problema), mas além disso, o outro motivo é porque simplesmente não sei uma forma de retirar essa maldita aceleração do mouse no Mint Cinnamon (distro que mais curto usar e estou usando no momento). Foi extremamente simples de tira-la no ubuntu, instalei o ubuntu (ou gnome, não lembro ao certo) tweaks e defini a aceleração para o valor “Flat”. Já fiz de tudo aqui no Mint, já utilizei o dconf e nada… Consegui uma maneira de instalar o ubuntu tweaks aqui, mas nenhuma alteração tem efeito… Help pls <3 ;-;

Sim os sistemas são diferentes em algumas coisas e existe distros ainda mais diferente.
Que bom que no Ubuntu você descobriu como.
É Ubuntu o nome do sistema o Gnome é o ambiente de trabalho.
Uma coisa que você provavelmente tem que informar é qual o ambiente de trabalho do Mint que você esta usando.
O Minte tem 3 ambientes o XFCE o Cinnamon e o Mate, para você descobrir entra no site do Linux Mint e olha qual você baixo vai esta escrito um destes 3.

1 curtida

Obggg pela dica, vou deixar claro no post que estou utilizando o Cinnamon.

CSGO tem nativo para Linux ta, da para você jogar no seu Linux Mint sim e mais a Valve da suporte ao SteamOS que é um Linux próprio da empresa que é baseado no Debian que é um OS velho de guerra que é desenvolvido pela comunidade o que torna o software Steam compatível com o Linux Mint.
Se você não sabe instalar o Steam no Linux Mint abre um novo tópico para isso.

1 curtida

Olá! Bem-vindo ao fórum @xnd1 !

Eu tenho um “toque” por aceleração de mouse, eu ja corrigi isso no cinnamon (ambiente gráfico do linux mint à qual você provavelmente está usando) mais provavelmente para jogos o Xfce se dà melhor, porque a configuração de mouse dele é muito boa.
Clicando aqui você será redirecionado ao site do linux mint xfce.

Uma observação, “gnome” é uma interface gráfica como cinnamon e xfce que eu citei.
Você tinha falado certo, ubuntu usa o gnome!

Por enquanto, a partir das proximas versôes será um arch-based…

Como o @aguamole disse,qualquer duvida que se distancie desse tópico, crie outro e me chame escrevendo @Vnp , ja aparecerá minha foto de perfil, o que eu souber , vou tentar te ajudar!

Outra observação :

O gnome tweaks não deve ser instalado em outras DE (interfaces graficas) porque pode acontecer algum erro, não foi projetado para funcionar fora do gnome.

1 curtida

Sim, estou usando o Cinnamon, tem alguma ideia de como eu poderia retirar a aceleração nele? E sim, eu imaginava que o ubuntu tweaks (ou ajuste) não funcionaria, mas como estava desesperado tentei sjsjsjs. Obrigado pela resposta! Caso eu não ache solução instalarei o Xfce para ver.

1 curtida

Pior que eu não tenho como te ajudar, eu não lembro e eu não uso linux mint e nem cinnamon…
Vou tentar instalar em uma vm para te ajudar, espere um pouco, ou tente realmente instalar o xfce :slight_smile:

1 curtida

Sem pressa! Agradeço demais pela ajuda e espero não te tomar muito tempo…

1 curtida

A sim verdade esquece que a Valve mudo o SteamOS para a base do Arch e eu achei uma jogada muito boa.
Para mim foi um erro eles ter usado a base Debian no Steam Machine.

1 curtida

Acabei de subir uma VM, o linux mint cinnamon ja tem uma configuração de aceleração facil!
(Quando eu fazia eu complicava haha)

“Menu Iniciar” > Preferencias > Mouse e touchpad > Aceleração Personalizada > Desabilite ao maximo.

Se ainda ficar esquisito você pode marcar Sensibilidade Personalizada e diminuir ao seu gosto!

Concordo!
Pra uma empresa fazer um sistema para jogos , no meu ver compensa muito mais um RR.

1 curtida

Então… Eu fiz isso, mas eu também não sinto alteração nenhuma, inclusive se eu troco de interface muda completamente. No cinnamon eu sinto uma aceleração e ser muiiiitoooo mais veloz do que no gnome. Porém eu não gosto do gnome ;-;. Pode parecer frescura minha, mas pra mim que jogo cs, sou global e level 20 gc faz uma boa diferença, buga toda minha memória muscular ;-;

1 curtida

Ja fui um grande viciado em csgo, posso falar que foi um dos unicos jogos que eu levei a serio!
Sei que a sensibilidade muda muita coisa…
Então provavelmente , se você ainda tem muita preferencia ao cinnamon,você vai ter que fazer o que eu fazia, ou a melhor opção, instalar o linux mint xfce…
Eu acho que eu mexia no xorg, porque eu dei uma pesquisada no google:
“Como desabilitar a aceleração de mouse do linux mint cinnamon”
E eu achei conteudo sobre o xorg…
Eu não uso o linux mint cinnamon a uns tempos, os ultimos computadores aqui em casa com linux mint, eu troquei para gentoo e arch.

1 curtida

Sabe oq eu vou fazer? Vou acostumar com essa jossa de gnome e já era, daqui há uns 2 meses vou estar que nem esses viciado nerdola maluko dizendo que gnome é melhor interface do planeta terra… uahsushaushausau… agr só me responder uma coisa, pop, ubuntu ou outro? :stuck_out_tongue:

1 curtida

hhaahsahsahhas Bem isso mesmo.

Para jogos, ou o PopOS ou o Manjaro GNOME, mais se você prefere o mundo .deb và de PopOS!

1 curtida

É isso então, vou confiar na call do professor uhasuahsua. Agradeço demais pela ajuda viu! Valeu o esforço :slight_smile:

1 curtida

:slight_smile:

Qualquer duivda pode me chamar novamente, @Vnp .
Se eu conseguir te ajudar eu vou tentar !
Boa sorte com o CS !

1 curtida

eu ouvi xorg? :eyes:

1 curtida

:eyes:

haha
SIm , eu tinha marcado você aqui , mais parece que ele vai mudar de distro mesmo…
Mestre Xwayl, se você souber sobre isso, da uma palavrinha, se realmente mudar a aceleração por xorg der certo, vai ser algo mais “global” (global bem entre aspas) e talvez quem pesquisar por esse tópico, consiga algo mais satisfatorio sobre isso…

quanta responsabilidade!

Tem muita coisa que eu ainda não sei, exemplo isso do mouse eu pensei que era a interface que fizesse isso.O que eu sei hoje foi resultado de 3 anos de dor e sofrimento usando um notebook bem velho com nvidia legada, isso me fez procurar exaustivamente o pq de não importa qual interface gráfica que eu usasse ai travar com direito a rasgos e artefatos.E de tanto pesquisar eu acabei aprendendo muita coisa, e estou aqui hoje repassando o que aprendi.

1 curtida

Foi lendo os seus comentarios que eu descobri que quem dava tiring na tela era tambem o servidor grafico… Eu achava que qualquer tiring era 100% culpa da inteface, exemplo xfce.

1 curtida