Como ter acesso a uma partição do SSD através de Linux

hey, bom dia.

Eu tenho uma máquina cujo o ssd está particionado em três partes, uma para armazenar o sistema windows outra para o linux e a terceira para arquivos pessoais. A minha ideia era conseguir ter acesso a essa terceira partição atrás de ambos os sistemas operacionais, mas isso infelizmente não está acontecendo. Através do windows eu consigo ter acesso total a partição, mas já no linux só consigo ler o que está ali, quando tento modificar algo dentro daquele diretório, aparece uma mensagem dizendo que eu não tenho permissão. Vale ressaltar que esse problema não acontece sempre, às vezes ligo o computador e consigo ter acesso total ao diretório através do linux, e as vezes não (geralmente este, às vezes não, ocorre depois de eu ter usado o windows). Acho isso muito estranho pois parece que o windows está “sequestrando” aquela parte da memória. Please help me.

Já tentou abrir o gerenciador de arquivos como root, clicar com o botão direito dentro do diretório no qual a partição está montada e alterar as permissões ?

já, mas não consegui alterar as permissões, nesse caso em especifíco.

Esse método de permissão só funciona em filesystem Linux não existe uma ferramenta Linux para alterar permissão do filesystem NTFS no entanto o root pode passar por essa permissão.
O NTFS não foi desenvolvido pensando em Linux.

Se for Windows 8 ou 10 que vc usa, desativa o fast-startup

1 curtida

Comigo aconteceu isso em duas ocasiões: fast boot habilitado e quando eu estava atualizando o Win e desliguei. Para o segundo caso, tem que voltar para o Windows continuar a instalação e concluir, caso contrário fica bloqueado mesmo.

3 curtidas

Exato, o windows as vezes faz de conta que desliga mas na verdade ele hiberna e as partições ficam como somente-leitura. Siga a dica @thespation

2 curtidas

Windows é pior do que o Sérgio Malandro quando o assunto é pegadinha.