Boa tarde pessoal!
Tenho um laptop em que instalei o Zorin OS e que veio com um SSD NVMe de 500GB particionado com btrfs.
Recentemente adiquiri um SSD extra de 1Tb e a minha idéia seria ter 1 partição só compartilhando os 2 discos, de forma a ter 1 partição de 1.5TB.
É possível? (algum problema/desvantagem em fazê-lo?)
Se sim, como faço? (imagino que deva ter alguma coisa a ver com RAID, mas não faço idéia de como configurar.)
Da forma que você quer fazer acredito que não tenha como.
Mas você pode criar as pastas que vão conter os maiores volumes de arquivos no hd2 e criar link simbólico para dentro da sua pasta home, fazendo com que você só precise acessar sua pasta home.
Outra alternativa é criar um link simbólico do hd todo para dentro da sua pasta home, você fará com que o hd se torne uma pasta.
Na pratica acaba tendo um beneficio semelhante ao que você quer inicialmente.
Poxa não tinha pensado nesta solução de symbolic links.
Já resolve o meu problema, vira uma pasta que acaba estendendo o tamanho da minha home.
Inclusive é mais seguro que RAID0 num evento de falha de disco.
Valeu pela dica @Pio !
Sim, tem jeito de usar o btrfs com duas partições e sem precisar de outro programa para fazer raid! O btrfs suporta adicionar vários dispositivos no mesmo sistema de arquivos e é bem fácil de fazer.
Quando eu comprei um outro ssd, fiz exatamente isso. Eu tinha duas partições (uma pro sistema e outro para a /home) e criei mais duas partições no novo disco que seriam “extensões” das partições já existentes. É só usar o btrfs device add <device> <mountpoint> que vai adicionar no estilo raid 0.
Na real tem muitas outras opções, que ficam bem explicados se vc ler o manual man btrfs-device . Também vai dar um pouco mais de trabalho porque vc pode querer balancear o conteúdo após a operação. A parada é tão potente que vc pode inclusive adicionar uma nova partição e então remover a antiga, balancear o disco e fez um “mirror” e nem precisou reiniciar o computador.
Só que tem uns poréns ao usar um sistema de arquivos btrfs com múltiplos dispositivos:
Se o seu /boot está nessa partição, confira se o grub suporta o modo especificado. Eu sei que o modo raid0 é suportado de boa.
Esteja certo que está usando initram. Se vc não sabe o que é isso é porque está usando sim (é padrão nas distribuições)
Não espere que vá ficar mais rápido desse jeito, porque o btrfs vai apenas separar os dados nos dispositivos sem focar na velocidade de carregamento de arquivos grandes, ou seja, vai ficar a velocidade normal. Se o objetivo for velocidade, use um programa específico para raid0.