Como somente permanecer numa versão do Ubuntu?

Resumo: como atualizar o Ubuntu e permanecer na versão 20.04.1? :thinking:

Não sei se fui explicativo com o título :sweat_smile: , mas eu gostaria de permanecer na versão 20.04.1 do Ubuntu para testar algumas aplicações que ainda não conseguem funcionar na versão mais recente, 20.04.2.

Acontece que quando atualizo o sistema na versão 20.04.1, ele automaticamente baixa e instala os pacotes pra versão mais recente, mas eu não quero que isso aconteça. Vi em alguns fóruns que teria que bloquear os tais pacotes mas tenho receio de fazer coisas erradas, :sweat_smile: .

Quais pacotes você está tendo problema ao atualizar o Ubuntu?

1 curtida

Oi, @Tuxraldo ! :wave:

Na verdade, eu apenas executo os comandos:

sudo apt update && sudo apt upgrade

E, automaticamente, ele atualiza para a versão 20.04.2.

Sim. Isso eu entendi. O que quero saber é, já que você disse que algumas aplicações não conseguem funcionar na versão 20.04.2. Quais são essas aplicações? É isso que perguntei.

Porque, na prática, não era para acontecer nada ao atualizar da 20.04.1 para a 20.04.2. Afinal, esses número 1 e 2 no final, significam apenas que é uma “point release” nova. Na prática, uma iso mais recente com atualizações que foram feitas ao 20.04. A função é apenas para facilitar a vida do usuário e, ao baixar a iso da 20.04, não ter uma caminhão de atualizações logo após a atualização. Ou seja, todas as atualizações de segurança, correção de bugs, versões de pacotes atualizados etc. que foram sendo incorporados ao Ubuntu 20.04 são inseridos através de “point release”, que é esse número no final da iso, no caso, atualmente a LTS 20.04 está no 2.

1 curtida

Foi mal pela minha interpretação, :sweat_smile: !

A aplicação que estou tendo problema é a instalação do Driver da minha placa de vídeo Radeon RX 570.
Até o momento, o driver é somente para a “point release” 20.04.1. (como pode conferir aqui, ao clicar na secção do Ubuntu).

Mas você já tentou reinstalar o driver após a atualização do sistema?

1 curtida

Sim, @Rodrigo_Zimmermann ! Porém o terminal retorna sinalizando a ausência de alguns pacotes (eu acho, não me recordo) para a instalação do driver, não conseguindo, assim, instalá-lo.

Use o Mesa.

sudo add-apt-repository ppa:kisak/kisak-mesa
sudo apt update
sudo apt install mesa

Acho que o Mesa não vai resolver o problema dele, pois ele precisar usar o OpenCL no Davinci…

1 curtida

Hi, alá! Já tô marcado no fórum, :joy: !

1 curtida

Solução - preguiçosa - que encontrei foi baixar o Ubuntu 18.04.5 e instalar o drivers por lá, já que mesmo atualizando o sistema, o kernel permanece na mesma versão que o sistema é instalado (5.4). Nesse caso, porém, tive que instalar o driver próprio para essa versão, e não a do 20.04.1.

(O correto, talvez, fosse bloquear alguns pacotes de serem atualizados ao executar os comando de atualização e de sua instalação no terminal, mas não estava com paciência para conferir isso :laughing: !)

1 curtida

O Dio não fez um esquema de usar o OpenCL no Mesa?

E por causa do Kernel 5.4, como nessa versao atual ja mudou pro HWE acaba tendo essa incompatibilidade com o driver AMD
Era so reinstalar pelo synaptic ou na mao kkkkkk

Sim, ensinou. Mas ainda assim esse problema do OP acontece : /

Infelizmente, o Script não funcionou para mim.

Não entendi as suas palavras finais. Reinstalar o Ubuntu pelo synaptic?

Nao no caso era so reinstalar o kernel 5.4 de volta
vc poderia continuar na 20.04

1 curtida

Interessante o que disse, Ubuntu Mainline Kernel Installer (a qual o Dionatan já cobriu sobre) também funcionaria, certo?

1 curtida

Talvez, pode ser q o driver esteja fixo numa determinada versao e ela tem q se manter ali ate a proxima build do driver, mas so testando pra ver
Mas te recomendo usar o do repositorio

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.