Como sobre escrever sistemas?

Boa tarde,

Tenho feito uso do sistema Zorion OS, porém ocorre alguns bugs de sistema como reiniciar para voltar na tela de login tem me irritado umpouco, certos pequenos problemas tem me limitado a usar me fazendo voltar ao Windows, porém queria usar um sistema ainda mais estável como o Linux Mint ou Ubuntu, o que tenho em mente atualmente é:
-Sobre escrever o sistema Zorion OS para o Mint 19.3 Tricia, porém não queria perder os programas utilizados e os arquivos que tenho salvo, acabei não criando outras partições para separação dos arquivos por isso não queria perder totalmente o sistema e sim sobre escrever o mesmo.

Tem como sobre escrever nessas situações?

Sugiro a você fazer um backup de seus aquivos pessoais e formatar seu hd criando uma partição “\home” separada, isso manterar seus dados mesmo intalando outro sistema desde que não formate a partição “\home”. Pois essa de subscrever sistema acho até que seja possivel mas desaconselhado pois acarretaria em muitos problemas pois distribuições tem sua propria maneira de organizar as coisas.

Até tem, mas é um tanto complicado.

  • Primeiro faça backup dos dados!
  • Copie/mova os arquivos importantes em alguma pasta do seu disco (ex: /backup)
  • Inicie o instalador do novo sistema operacional
  • Durante a etapa para particionar o disco, abra um terminal virtual
  • Monte manualmente a partição onde está o sistema e apague todas as outras pastas que não sejam a de backup.
  • Desmonte a partição e volte ao instalador
  • Em particionamento manual, escolha a partição onde estão seus arquivos e marque como partição raiz do sistema e selecione não formatar!!!
  • Prossiga a instalação que seus dados continuarão no disco ao final do processo. Verifique as permissões de arquivo e copie/mova para o local desejado.