Como seria a interface perfeita?

Pra mim o xfce beira a perfeição. Se a DE fosse bem mais customizável ele se tornaria a melhor distro que existe.Já testei inúmeras distros com xfce e a que mais me agradou foi o Xubuntu, Mint Xfce e o Debian Xfce.

1 Curtida

ah-see-you-re-a-man-of-culture-as-well-17311219

4 Curtidas

Poxa, o XFCE, dentre todas, é a mais flexível possível. Não é uma DE tão linear assim, você pode fazer quase tudo nele. O que eu acho que peca é a falta de um compositor de janelas mais bem feito, porque o nativo é limitado, o Compton é bem meh, enfim, no restante ele não deixa a desejar em nada, basta saber como funciona.

1 Curtida

Concordo com quase tudo o que você disse, só não concordo com o guiar novos usuários, porque isso já é parte das distros. Exemplo.: Linux Mint com a tela de boas vindas. Ou o Ubuntu Mate welcome.

Sim, o Mint, Manjaro e outras fazem uma introdução muito bacana! Me inspiro também nisso para dizer. Mas na medida em que algumas não o fazem, as DE cruas podem fazer um básico, por exemplo, como acessar menus, os atalhos da interface, quais interações com a interface são possíveis. Idealmente, acho que as distros devem fazer isso. Mas num exemplo extremo, se um iniciante cria um usuário em um pc com Arch+XFCE ou KDE ou sei lá, ter um guia por mais básico que seja, indicando onde fica cada coisa já ajuda.

Exatamente, pelo que vi a próxima atualização que será feita é a no compositor.

O que me incomoda não é nem o tamanho, mas sim que a área de click deles é apenas em cima de ícone, tipo, digamos que eu tenha um painel com 40px, todos os outros widgets possuem a altura exata de 40px, eles seguem a altura do painel, inclusive o ícone de mostrar os ícones ocultos da própria tray, isso permite que eu clique fora do ícone e não apenas em cima dele, mas no caso dos ícones da tray em si, se eu clicar fora, eu estaria clicando no widget da tray e não no ícone da tray em si, a altura deles não é a altura total do painel, isso tem me incomodado demais, esse gif mostra bem o que eu to dizendo. Plasy tray icon height - Album on Imgur

O painel do Plasma como um todo eu acho que precisa de uma melhora, como vc mesmo falou, poder mudar o tamanho dos ícones, não apenas da tray mas de todo o resto, como ter seções na esquerda, centro e direita, como tem no Cinnamon, no Plasma é meio estranho isso, os widget só ficam na direita porque o task manager ocupa o espaço todo; ter opção pra mudar a transparência pelas configurações igual tem pros menus (assim não sendo refém do tema); ter como usar transparência dinâmica, atualmente tem que usar o latte-dock pra isso. Tem muita coisa pra melhorar no Plasma ainda, é minha interface preferida mas não é perfeita, mas tá quase lá, kkk

2 Curtidas

Pra mim, a interface perfeita seria o KDE Plasma com algumas melhorias, como as eu citei no comentário anterior, fato é que não existe interface perfeita, o Plasma é a interface mais próxima disso ao meu ver, é a que tem mais recursos, a mais completa, uma das mais bonitas, mas também tem problemas né, sem esses problemas ou a maioria deles, o Plasma estaria beirando a perfeição.

2 Curtidas

Minha interface perfeita já existe e se chama DWM

@thespation, o Deppin é muito bonito por padrão, isso no meu ponto de vista, mas é limitados no quesito personalização!

1 Curtida

Concordo. É o tipo de sistema que você instala e usa direto, quanto menos tentar personalizar melhor, normalmente, nem wallpaper eu troco quando instalo para alguém.

1 Curtida

O KDE tem outro problema, na minha opinião, que é a responsividade, ou seja:

O tempo que ele demora pra iniciar uma ação depois que você clica em algum item, seja no painel, menu, área de trabalho, etc…

O GNOME também sofre um pouco disso, mas no KDE eu sinto um lag muito maior, mesmo com animações desativadas.

DEs como XFCE, MATE e LXDE não tem esse problema se você usar o compositor de janelas nativo deles.

2 Curtidas

Quase 6 meses depois e ainda não tá errado

2 Curtidas

ninguém aí gosta do MATE não?

1 Curtida

Mate é morno. Acho que você é dos poucoss fas de mate aqui no fórum…
hahahahaha
Mas que bom que existem várias opções e que atedem aos mais variados gostos, nao é?

2 Curtidas

É (vinte caracteres malditos)

1 Curtida

Deixar o meu exemplo aqui então também.

3 Curtidas