Quero tirar uma dúvida não sei se pode ser aqui mas vamos la, sempre usei windows mas instalei o bodhi Linux por ter um notebook fraco, ficou muito bom o note ficou muito rápido comparado com windows, mas como saber se uma distro linux é segura? Se não vem algum programa malicioso? Coisas desse tipo, até por ser uma distro pequena. O único programa que instalei foi o Enpass, de mais estou usando como ele venho.
Dá uma conferida nesse vídeo, que eu explico como são construídos os repositórios de uma distribuição e como um usuário pode torná-la insegura.
Uai, a única forma é fazendo teste e inspeção de código, as vezes você não tem preparação técnica para fazer isso, então a ideia é que as outras pessoas faça isso por vc. Neste caso é ficar de olho em noticia de segurança como CVE, e também distros mais usadas tipo, quanto maior o numero de usuários uma distro tiver mais tem chance dela ser investigada, você também pode usar uma distribuição que tenha uma corporação envolvida uma vez que se for encontrada uma ação maligna intencional na distro o nome desta empresa será manchada junto. Você pode montar a sua própria distribuição também.
O que o Windows tem, ele tem o nome de uma grande empresa envolvida e uma grande quantidade de usuários, se o Windows for descoberto como uma arma de espionagem pega mal para a Microsoft ela perde reputação como empresa produtora de software. É o mesmo que aconteceu com o TikTok que é acusado de fazer invasão a privacidade dos usuários sem autorização e aviso no termo de privacidade.
Conseguimos matar a sua pergunta? O @Daigo mantém uma distribuição Linux, mas parece que ela é mais focada em uso empresarial. É isso mesmo @Daigo ?
Suporte técnico apenas para empresas, mas é muito indicado para usuários iniciantes, tendo inclusive aulas básicas inclusas
Ubuntu vem com videoaulas na ISO?
Não estou sabendo não, mas videoaula agora esta na moda no tiktok, pessoal não gosta de ler documentação.
No meu projeto as aulas estão dentro da ISO. A primeira delas ensina o básico do básico: conectar na internet.
No site do TigerOS não tem download das ISOs?
Finalizando a nova versão
simplesmente não tem como saber. mas você pode saber se um “usuário” é seguro ou não. pois este é sempre o elo mais fraco…
É não tem como investigar se milhares de linha de código se é seguro sozinho, terá que confiar que tenha mais gente além de você investigando a segurança do sistema, isso vale para qualquer sistema operacional, não tem como uma única pessoa sozinha investigar milhares de linhas de código.
E isso se você mesmo compilar o sistema operacional, porque do contrario você terá que fazer engenharia reversa nos binários e do mesmo jeito será milhares de linhas de código resultante.
É por isso que uma grande comunidade, uma grande quantidade de usuários, uma grande quantidade de desenvolvedores, e uma empresa envolvida com o sistema operacional aumenta as chances do mesmo ser seguro.
A distro em si, não sei se dá. O que eu faço, quando conectado na internet é acessar alguns sites que mensuram o quão vulnerável se está online(links abaixo)
Como quase tudo na vida, escolher um sistema ou programa é um risco calculado que nós fazemos intuitivamente.
Normalmente, é menos provável ter problemas do tipo que tu mencionaste usando sistemas com mais bagagem ou com processos bem estabelecidos, tipo no Debian: em que cada desenvolvedor assina o software antes dele ir para o repositório oficial e que se tu tiveres tempo e paciência, podes compilar praticamente tudo dos códigos fontes (claro, depois de lê-los, se assim desejares).
Claro, isso não isenta esses projetos consolidados de problemas, porque são mais visados também, mas a probabilidade de acontecer algo grave e não ser percebido por alguém é menor, acredito eu.
No mais, creio que o maior risco está nos programas que o usuário instalará por fora dos repositórios ou lojas oficiais, tipo, de não muito adianta para um certo tipo de usuário propenso aos riscos instalar uma base conviável por baixo e em seguida instalar um programa crackeado ou de uma fonte questionável.
Isso permeia muito a cultura em si.