Como saber o que está fazendo um jogo lento?

Bom rapaziada eu tenho aqui o jogo Car Mechanic Simulator 2017, só que ele está lentíssimo. Já fui ao AppDb e não tem lá nada sobre o jogo. Nesses casos o que devemos fazer?

É uma pergunta difícil, porque há milhares de fatores que podem deixar um jogo lento e a leitura dos logs do programa (que seria a resposta à sua pergunta) exige um nível muito bom de inglês.

A solução prática é ficar testando bibliotecas que sabe-se que melhoram o desempenho, como DXVK, D3DX, D3DCompiler etc. via winetricks

Interessante. E se eu quiser ler os logs onde os encontro?

Rodando o Wine pelo terminal.

Uma coisa bem simples que vc pode fazer é verificar no monitor do sistema o uso da CPU e memória, se o uso de CPU estiver em 100%, isso pode indicar problemas de Firmware ou drivers.

Está bem baixo o consumo nem a 50% chega no total

E no caso das bibliotecas dos jogos onde eu consigo encontrar?

Vai vir junto, no log do jogo em si.

A única coisa que diz é isso:

O jogo é outro mas naquele também tem esse erro. Essa página diz não encontrado.
Como posso resolver para as letras aparecerem?

Ah… Em nenhum momento você disse que usava PlayOnLinux. Achei que estivesse com o Wine bruto.

No caso, em vez de clicar no botão Executar, clique em Depurar. Aí você vai ter o log. Não é necessário terminal, o PlayOnLinux vai abrir o dele para você ao clicar nesse botão.

Esse erro das letras, no entanto, quando eu lidei com ele em outros jogos, resolvi instalando as fontes do Windows (Arial, Verdana, etc.) por meio do componente MS Core Fonts do Play On Linux.

2 Curtidas

Desculpe kkkk.
Também pensei que fosse e instalei mas continua do mesmo jeito.
Detalhe: depois disso reiniciei a unidade virtual.