Como saber a melhor DE especificando ao seu hardware

Isso nem foi discutido por causa que é muito falado em outras situações, e não especificamente, mas eu vejo que a parte mais difícil para mim, é escolher o melhor dependendo de cada PC, por causa que, tem tantas distros, que, demoraria dias para testar, mas claro que o melhor seria isso… Mas… Tenha em mente que, em RAM… Vai depender mais na distribuição e não em DE… Lembrando que o DE é a parte que mais impacta na situação de estabilidade em desempenho na CPU, já se for outra coisa, aí é a distro que muda, mas aí não pense que DE ou distro faz milagres no PC, tipo, virar PC Pentium III num PC da NASA do nada… Tá… Mas e se tiver uma distro muito otimizado, mas com a DE não muito boa? Simples, só usar uns tweaks para mudar, o PopOS! tem uma alteração de GNOME 3.33 para XFCE

Mas, o que falta nessa quebra cabeça é… Como irei saber escolher, a parte das configurações?

Não estou falando muito, mas… Imagina que vc esteja navegando na internet, e depois que de repente, fica como se tivesse lagando, só que, no outro PC, lizinho…

Aí… Precisaria ver primeiro os drivers… Se tiver tudo ok, e ainda ter o problema, aí sim é as distros, mas, também, precisa ver se pelo menos um não tenha problema…

Depois de tudo perfeito e tals, agora… Só que… Agora, tem que testar os seguintes:

Se você tiver uma NVIDIA, veja se os drivers foram instalados corretamente e tudo certinho…
Já que placas da NVIDIA nunca costumam ser lentos…
Já se tiver AMD ou Intel HD Graphics… Então vamos lá…

Primeiro veja quais as specs do seu PC, no meu caso:

Intel HD Graphics 400 (não 4000)
Intel Celeron J3060
4GB RAM
HDD SeaGate 500GB

Então… Olhando primeiramente na RAM… Dependendo as vezes a DE diferencia sim, mas não tanto, exceto se tiver 2GB de RAM…
Assim… Primeiro percebe bem… Se você tiver 2 GB RAM, nem tente x64, nem se a CPU e a placa de vídeo for x64 com 2GB RAM vai rodar direito, no mínimo dos mínimos vai rodar é com 3,8GB RAM ou num linux XFCE 16.04 por exemplo.

Mas se tem 4GB RAM mas x86, aí sem problemas, poderá ficar mesmo, sem tirar nenhum pente… Mas na próxima vez que comprar RAM, use só nos PCs x64, já que o max. deles são de até 4TB ram às vezes (e claro que só em enterprise PCs)

Vamos agora para a CPU… Primeiro, vê em que dia foi feito e em que geração é…

Depois, a GPU, veja o mesmo, “vê em que dia foi feito e em que geração é…”

depois, combina com o Vs. e ver a diferença, e “fazer um calculo” e ver qual é a melhor

Então, no meu PC, ficaria pra Cinnamon, mas com alguns tweaks no sistema do linux ficaria bem melhor

Espero ter ajudado

4 Curtidas