Como rodar o Fallout4 já instalado de uma partição do Windows no Ubuntu

Olá, esta é a minha primeira postagem aqui, sou usuário do Linux a muitos anos e agora senti a necessidade de instalar um jogo no meu Linux, contudo não venho obtendo exito no processo.

Existe alguma forma de rodar uma instalação que possuo do Fallout4 no ubuntu?

O que ocorre, possuo uma conta no steam, mas ele não se dá bem com o meu ubuntu 20. ao abrir o steam, a janela dele abre e desaparece, desisti de reparar, tentei reinstalar, apagar todo o rastro do steam na maquina, sem sucesso.

Possuo na partição do Windows o Fallout4 rodando esta versão veio pré instalada com o notebook quando comprei, ele foi vendido pena FNAC (que faliu por sorte) e consegui comprar este notebook em promoção já com este jogo pré-instalado. Roda normalmente no Windows e não permite instalar DLC, contudo isso não é importante.

Existe como eu fazer este jogo rodar dentro do meu Linux sem ter que usar uma maquina virtual, de preferencia usando a pasta original do jogo na particao do windows?

Instalei o lutris, que nao abre o steam por nada, nem usando o proton. Fiz um monte de coisa estranha e consegui até rodar o binário na pasta instalada, contudo, o mouse não funciona a contento, dando saltos no minimo mover do mouse, e num momento aleatório ele acha que a tecla para ir para uma direcao aleatória ficou presa e o personangem anda nesta direcáo infinitamente.

Então voçe tem a instalação do jogo fallout da steam mas não tem a instalação da steam que estava a instalação de fallout.

Não tem como.
A steam não deixa, tem que ter o jogo comprado na loja steam.

Existe gift card que da para obter jogos também.

A ultima tentativa de rodar fallout4 na steam foi em 20 nov 2018.
E sem sucesso.