Como rodar a automação da sua casa em segundo plano em um desktop ligado 24/7

Pessoal, sou novo em Linux e estou aprendendo agora e quanto mais eu aprendo mais dúvidas eu tenho! Rs….

Tenho um desktop que deixo ligado 24/7 direto, sem parar. Usava inicialmente para minerar criptomoedas, mas depois que “não está mais valendo a pena” deixo ligado no NiceHash e ainda ganho pouca coisa. Tb fiz utilizando virtualbox, uma máquina rodando Linux e com a ISO do Home Assistant, pois tenho muita coisa automatizada na minha casa. Por motivos profissionais, tive de pagar um plano da Google (revoltado com isso… rs) pois aproveitava as placas que já tinha e renderizava treinamentos que fazia e disponibilizava para os clientes, pois os arquivos ficavam enormes…. Então vi a possibilidade de instalar mais uma máquina virtual no virtualbox e rodar o TrueNAS, visto que minha máquina ficava ligada 24/7 de qualquer maneira.

Até consegui, mas tanto o Home Assistant quanto o TrueNAS só funcionavam localmente. Entrei em vários novos conceitos para mim como Hyporvisor, tipo 1, tipo 2, contêiner, docker, certificados SSL, etc… estou sem norte para saber se posso investir nos HD’s maiores, ou mais memória, ssl gratuito, ou pago….

Gostaria de manter meu desktop ligado 24/7, rodando meu Home Assistant, meu TrueNAS, e minerando…… mas que quando precise pra trabalho ou editar algo, possa usar parar a mineração e usar o ambiente Windows, onde já tenho meus softwares da Adobe, meu AutoCAD instalados……. Possa compartilhar arquivos e pastas com terceiros e rode a automação da minha casa em segundo plano……

Poderia me ajudar de como faço essa “arquitetura” da minha máquina? Meu caso pode até ser um exemplo para o canal! Desde já agradeço…… e seguem abaixo algumas especificações úteis da minha máquina. OBRIGADO!!

Processador IntelR) Core™ i5-10400F CPU 2.90 GHz.

RAM 16GB

W11 Pro 22H2

SSD 240 GB com o W11.

E vários outros hd’s (5 no total para teste… se conseguisse investiria em hd’s maiores).

2 GPU’s RTX3090 Gigabyte

Placa mãe: ASUS Z490-F GAMING

Fonte CoolerMaster MWE GOLD 1250W V2.