Olá pessoal! Preciso de uma ajuda com o KDE Plasma.
Eu estou usando a Latte Dock embaixo e o painel do Plasma em cima, ao estilo Mac OS.
Mas tem um problema: há uma certa sombra do painel Plasma que está me incomodando, eu gostaria de ajuda pra ver o que posso fazer para retirá-la.
Já tentei mexer nas configurações da decoração de tela e temas, rodar scripts e comandos, mas nada funciona…
Vish, não estou no KDE, porém olha nas configurações de “efeitos” ou “compositor” .
Desculpa não sei ao certo o nome, mas lembro que quando eu usava o KDE eu também desativei essa sombra.
Desativando o Compositor a sombra de fato some, mas junto dela também somem as animações, tem como apenas retirar as sombras?
Rapaz… baixei aqui a ISO do KDE Neon e realmente, não encontrei como desativar.
Deve ser algo dessa versão mais recente do sistema.
Quando eu estava utilizando o Plasma, eu utilizava um pequeno script que achei em algum fórum por aí. Ele remove as sombras de todos os painéis.
#!/usr/bin/env bash
for WID in $(xwininfo -root -tree | sed '/"Plasma": ("plasmashell" "plasmashell")/!d; s/^ *\([^ ]*\) .*/\1/g'); do
xprop -id $WID -remove _KDE_NET_WM_SHADOW
done
Utilizei ele até o 5.18.2, então é para estar funcionando. O problema é que você terá que rodar ele toda vez que as sombras ativarem novamente, como por exemplo quando o compositor for ativado novamente, então, teria que ver um jeito de chamar o script depois da inicialização do compositor.
Obrigado Thiago, de fato funcionou.
Ainda vou descobrir quando o Compositor ativa e tal, mas já é uma grande ajuda.
Tentei uma solução e deu super certo:
Usar a latte dock como painel superior
Sem sombras e mesma cor da barra de títulos, dando uma impressão de integração… Lindo demais
Tentei isso e deu um erro: zsh: command not found: xwininfo
de qualquer forma, consegui resolver com outro comando que encontrei no reddit: xprop -remove _KDE_NET_WM_SHADOW
logo em seguida é só clicar no painel e a sombra é removida na mesma hora.
Talvez tenha dado o erro pela falta do pacote em si, mas se conseguiu resolver de outra forma melhor ainda.