Como resolver possíveis problemas de travamento no Linux

Olá, Pessoal sou relativamente novo Linux, na verdade não consigo progredir porque toda distribuição que instalo trava, já testei Fedora 35,36,37, Ubuntu 20.04, 22.10, 22.04, Pop OS e outras, e por ultimo o Debian 12, já instalei dual boot, disco inteiro, já tem um bom tempo tentando e nada.

Meu pc:
Processador: AMD Ryzen 5 3600
Placa Mãe: Asus Prime B450
Memoria: 16Gb kingston
Placa de video: RX 550

Enfrento problemas de travamento geralmente depois de alguns dias, por exemplo hoje o sistema trava, já amanhã não, aí trava no dia seguinte, fazendo apenas tarefas diferentes e simples.

Tem um video no youtube falando sobre esse problema e nos comentários vários relatos de pessoas que conseguiram resolver, porém para min não deu certo. :frowning:

sudo nano /etc/default/grub

Parâmetros:

“quiet splash amdgpu.noretry=0” ou “quiet splash idle=nomwait”

sudo update-grub

• já testei as duas configurações…

Quem tiver ideia o que pode estar dando de errado e como posso estar resolvendo esse problema ficarei muito grato, o lamentável ou felizmente é que no Windows não tenho problema nenhum, roda lisinho nesse bagaça…

Tenta instalar o conjunto de firmware mais completo.

No Debian, instala o meta-pacote firmware-linux.

Como root:

# apt install firmware-linux

1 curtida

Quando eu tinha problemas assim, era problema no meu SSD. Dá uma olhada no S.M.A.R.T., se há algum problema.

1 curtida

Vou instalar esse meta-pacote.
Já referente ao SSD ele é relativamente novo, mais devido a tantas formatações ele estar com 5% de degradação, mesmo assim sigo tentando…
De qualquer forma obrigado!!!

Vale a pena inspecionar os logs do sistema. Se o travamento deixou traços, vc já consegue saber do que se trata. Se o travamento não deixou log, então já dá pra desconfiar de algum problema de hardware do processador ou memória.

Já faz um tempo que não uso o systemd, estou meio enferrujado, mas journalctl -b 1 deve listar o log do ultimo boot (não o atual). Tem opção pra mostrar também somente os erros, mas aí é só perguntar pro chatGPT ou google ou man journalctl ou journalctl -h ou journalctl --help como saber os erros de log da sua distribuição.

1 curtida

Quando você formata um disco de maneira normal não impacta na vida útil necessariamente.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.