Olá, Pessoal sou relativamente novo Linux, na verdade não consigo progredir porque toda distribuição que instalo trava, já testei Fedora 35,36,37, Ubuntu 20.04, 22.10, 22.04, Pop OS e outras, e por ultimo o Debian 12, já instalei dual boot, disco inteiro, já tem um bom tempo tentando e nada.
Meu pc:
Processador: AMD Ryzen 5 3600
Placa Mãe: Asus Prime B450
Memoria: 16Gb kingston
Placa de video: RX 550
Enfrento problemas de travamento geralmente depois de alguns dias, por exemplo hoje o sistema trava, já amanhã não, aí trava no dia seguinte, fazendo apenas tarefas diferentes e simples.
Tem um video no youtube falando sobre esse problema e nos comentários vários relatos de pessoas que conseguiram resolver, porém para min não deu certo. 
sudo nano /etc/default/grub
Parâmetros:
“quiet splash amdgpu.noretry=0” ou “quiet splash idle=nomwait”
sudo update-grub
- já testei as duas configurações…
Quem tiver ideia o que pode estar dando de errado e como posso estar resolvendo esse problema ficarei muito grato, o lamentável ou felizmente é que no Windows não tenho problema nenhum, roda lisinho nesse bagaça…
Tenta instalar o conjunto de firmware mais completo.
No Debian, instala o meta-pacote firmware-linux.
Como root:
# apt install firmware-linux
1 curtida
Quando eu tinha problemas assim, era problema no meu SSD. Dá uma olhada no S.M.A.R.T., se há algum problema.
1 curtida
Vou instalar esse meta-pacote.
Já referente ao SSD ele é relativamente novo, mais devido a tantas formatações ele estar com 5% de degradação, mesmo assim sigo tentando…
De qualquer forma obrigado!!!
Vale a pena inspecionar os logs do sistema. Se o travamento deixou traços, vc já consegue saber do que se trata. Se o travamento não deixou log, então já dá pra desconfiar de algum problema de hardware do processador ou memória.
Já faz um tempo que não uso o systemd, estou meio enferrujado, mas journalctl -b 1
deve listar o log do ultimo boot (não o atual). Tem opção pra mostrar também somente os erros, mas aí é só perguntar pro chatGPT ou google ou man journalctl
ou journalctl -h
ou journalctl --help
como saber os erros de log da sua distribuição.
1 curtida
Quando você formata um disco de maneira normal não impacta na vida útil necessariamente.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.