Como reparar BADBLOCKS no Mint 19.1 Cinnamon ?

Boa tarde galera,

Sou novo no fórum, mas acompanho o canal dio no youtube, o qual já me ajudou muito na introdução do mundo Linux. Sou bem leigo em relação a tal, mas mesmo com todos os perrengues, pretendo navegar mais fundo
no Linux.

Bom, o problema é o seguinte, eu tenho 2 pc’s que estavam parados em casa a mais ou menos uns 5 ou 6 anos, porém cada um estava faltando algum componente, então o que eu fiz foi juntar o que era utilizável de cada um e montar um verdadeiro “frankestop”. Feito isso, o sistema que estava instalado no HD era o win7 que por sinal estava todo bixado, então resolvi colocar o mint 19.1 cinnamon (como já disse, sou leigo no assunto, não sabia qual interface gráfica colocava, e não sei se essa seria a mais adequada para o frankestop, em questões de fluidez).

No início estava funcionando legal, fiz algumas personalizações, instalei 1 ou 2 softwares, e estava desbravando sossegado. Até que começou a travar tudo. Como já havia passado algumas situações semelhantes no windows com alguns outros hd’s que tive, primeiramente pensei logo nos malditos BADBLOCKS, pois, pela falta de experiência com Linux, não sabia se seria algum motivo referente ao S.O, ou falha minha na instalação.

Feito isso, comecei a procurar conteúdo na internet sobre como verificar o HD em busca de BADBLOCKS para poder dar uma remendada, uma vez que no windows eu utilizava ferramentas como HDTune, HDDRegenerator e cia. Vi diversos conteúdos, inclusive uma matéria aqui do DIO, vários videos e etc, executei alguns comandos na esperança de que obtivesse algum resultados, porém não consigo proceder.