Como reparar BADBLOCKS no Mint 19.1 Cinnamon ?

Boa tarde galera,

Sou novo no fórum, mas acompanho o canal dio no youtube, o qual já me ajudou muito na introdução do mundo Linux. Sou bem leigo em relação a tal, mas mesmo com todos os perrengues, pretendo navegar mais fundo
no Linux.

Bom, o problema é o seguinte, eu tenho 2 pc’s que estavam parados em casa a mais ou menos uns 5 ou 6 anos, porém cada um estava faltando algum componente, então o que eu fiz foi juntar o que era utilizável de cada um e montar um verdadeiro “frankestop”. Feito isso, o sistema que estava instalado no HD era o win7 que por sinal estava todo bixado, então resolvi colocar o mint 19.1 cinnamon (como já disse, sou leigo no assunto, não sabia qual interface gráfica colocava, e não sei se essa seria a mais adequada para o frankestop, em questões de fluidez).

No início estava funcionando legal, fiz algumas personalizações, instalei 1 ou 2 softwares, e estava desbravando sossegado. Até que começou a travar tudo. Como já havia passado algumas situações semelhantes no windows com alguns outros hd’s que tive, primeiramente pensei logo nos malditos BADBLOCKS, pois, pela falta de experiência com Linux, não sabia se seria algum motivo referente ao S.O, ou falha minha na instalação.

Feito isso, comecei a procurar conteúdo na internet sobre como verificar o HD em busca de BADBLOCKS para poder dar uma remendada, uma vez que no windows eu utilizava ferramentas como HDTune, HDDRegenerator e cia. Vi diversos conteúdos, inclusive uma matéria aqui do DIO, vários videos e etc, executei alguns comandos na esperança de que obtivesse algum resultados, porém não consigo proceder.

Primeiramente executei o comando badblocks -v /dev/sda1 > badsector.txt em busca dos malditos, e foram encontrados vários, salvos no txt descrito acima. Depois vi que teria que executar outro comando para repará-los, e2fsck -y -l badsector.txt /dev/sda1 (Já tinha dado boot no live pelo pendrive), porém o comando retornava que não existia ou não encontrava o arquivo, algo assim. Depois tentei executar fsck /dev/sda1, porém retornava a mensagem “clean”.

Após isso tentei verificar a saúde do disco pelo SMART, porém diz que o AUTOTESTE FALHOU (img 1). Tentei também utilizando o smartmontools com o comando smartctl -t long /dev/sda, mas retorna a mensagem dizendo que está com erro na leitura.

Por fim, tentei reiniciar o pc sem o pendrive, e agora fica na tela preta GNU/GRUB 2.02 (img 2) e mesmo que eu selecione a primeira opção que é o mint, ele fica em um looping até que caia numa tela escrita “Linux Mint 19.1 Tessa lucas-desktop tty1” a qual requisita meu login, porém fica retornando diversas linhas de comando com a mensagem “Failed to write entry”.

Sei que ficou um pouco confuso, que até eu me perdi, e pode ser que eu tenha confundido algum detalhe, ou algo do tipo, além de, alguns prints eu não tirei, pois agora o sistema não inicia mais. Desculpas se a maneira da qual estou postando não está correta, mas se alguém puder ajudar, ficaria imensamente grato!

PS: Caso haja alguma solução, e der pra isolar esses badblocks, seria necessário reinstalar o linux, digamos que agora sem que utilize esses badblocks???

Configurações do PC:
- CPU: Pentium Dual-Core E5800 @ 2x 3.2ghz;
- GPU: Intel G41 x86;
- RAM: 2gb DDR2;
- HD: Samsung 320gb 7200rpm /16
Desde já agradeço a atenção de todos!!!

1 curtida

cara esse esquema de ler o badblocks txt devia ter resolvido,talvez o comando deu errado porque você não estava na mesma pasta em que estava o badblocks.txt ou vc esqueceu de colocar ./ no começo do nome para indicar que quer puxar da mesma pasta…

mas vamos la…

abra o badblocks txt e veja qual é o primeiro numero que aparece ali… é um numero alto?

se for vc pode simplismente apagar a partição e fazer a partição do linux apenas até o numero de setor que achou o primeiro bad block com a garantia que dali pra atrás vc sabe que o disco esta bom… =D

Então, mas no caso, como eu dei boot pelo live no pendrive, o comando não teria que buscar mesmo assim? Mesmo que a varredura dos badblocks tenha sido feita no sistema e não no live?
E referente ao “./”, o -l (menos L) já não faria a função de buscar esse arquivo txt?

Como dito no final, eu não consigo mais entrar no sistema em si, fica na tela do GNU/GRUB que eu falei, ou na outra dando falha de leitura. Mas antes disso, eu tinha aberto o arquivo e se não me falha a memória, os números eram bem aleatórios, ia de um bem baixo até um bem alto, suponho que começava na casa dos 4k.

Sobre as partições, ainda não peguei a manhã no linux, mas quando eu instalei, fui na primeira alternativa, que apaga todos os dados, e criou somente uma partição a sda1 (se estou certo).

Bom acho que o correto seria assim porque você que pegar os badblocks do HD e não da partição

badblocks -v /dev/sda > badsector.txt