Queria saber como renomear a Área de Trabalho para um nome mais fácil de digitar no terminal como por exemplo: Desktop ou Workspace
Abra o terminal e rode os comandos:
$ cd
para ter certeza que você estará na sua pasta pessoal.
E para renomear:
$ mv Área\ de\ trabalho/ Desktop
Dessa forma, o novo nome será Desktop.
Pode ser um pouco diferente dependendo da distro que você está usando, mas com certeza a ideia será a mesma. Além de renomear a pasta, como o Lavrudinho disse e que dá pra fazer pelo Navegador de arquivo sem nenhum problema, você precisará alterar as configurações dos diretórios padrões do seu usuário para informar o novo nome. Esse arquivo no Ubuntu é: .config/user-dirs.dirs
.
Para editá-lo você pode abrir o arquivo usando o Navegador de Arquivos ou pelo comando gedit .config/user-dirs.dirs
no terminal. Para encontrar a pasta .config
pelo Navegador será preciso ativar a opção para mostrar arquivos ocultos (o que normalmente pode ser feito pelo atalho Ctrl H
), e depois basta abrir a pasta e depois abrir o arquivo.
Com arquivo aberto, a opção que deve ser alterada é XDG_DESKTOP_DIR
.
Basta alterar de: XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Área de Trabalho"
para: XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Desktop"
.
Depois reinicie sua sessão e pronto!
Qualquer coisa dê uma olhada nesse link:
Perfeito, @brunonzanette.
Fiz os 2 processos do @Lavrudinho e de vc. E funcionou corretamente, valeu
Bom, sei que o @Wesley_wcr abriu o tópico para renomear a área de trabalho, e até me pareceu fácil pelo terminal, como o @Lavrudinho postou, mas com a postagem do @brunonzanette acabei pensando o seguinte: realmente é algo que incomoda a Área de Trabalho ter esse nome, já que, por exemplo, aqui no Ubuntu é só digitar cd Área
e pressionar a tecla TAB que o próprio terminal completa?
Por que não abrir o navegador de arquivo, clicar em cima, renomear e todo o sistema reconhecer? São essas coisas que seriam relativamente simples de fazer que poderiam também ser pensadas nas distros, ou seja, simplificar coisas que “deveriam ser simples”.
Para quem trabalha com scripts esse nome é muito ruim. Eu não uso a Área de Trabalho há anos, mesmo não usando o Gnome, e um dos motivos é esse. A explicação para isso é que o caractere espaço (" ") pode ser interpretado tanto como um caractere normal, como qualquer outra letra, ou como um separador de comandos/variáveis. Por isso que você dificilmente verá algum diretório e nome de arquivos com espaço.
Para explicar melhor. Suponha que você quer criar um diretório chamado “script teste” usando o terminal. Se usar o comando $ mkdir script teste
você vai perceber que serão criados dois diretórios, um chamado “script” e outro “teste”. Para fazer isso corretamente é preciso colocar uma barra antes do espaço: mkdir script\ teste
, para que o espaço seja interpretado como um caractere, e isso é realmente muito irritante e perigoso para quem está programando o script, pois é muito fácil esquecer do " \ " e fazer uma bagunça em tudo. E isso serve para todos os comandos, definição de variáveis, …
Sobre a questão de ser fácil, é algo que rarísssimas pessoas realmente precisarão usar. Maioria dos usuários simplesmente preferem ter uma pasta chamada “Área de trabalho” que soa mais intuivo do que “Desktop”, que muitas não sabem nem o que significa. Além disso, sinceramente, o processo não é difícil. Talvez o que falte é uma documentação um pouco melhor no site da própria distro, mas é praticamente impossível abordar todas as configurações possíveis em uma documentação de uma distro. Por fim, não acho que fazer a mesma coisa no Windows é mais fácil, se é essa a base de comparação.
Exatamente, na minha cabeça era só renomear a área de trabalho p/ outro nome que automaticamente o terminal interpretaria. Tanto é que eu fiz isso só que gerou outro erro em que a área de trabalho não era mais reconhecida.
Mas vc usa algum tipo de plugin no terminal para vc não ter o perigo de esquecer o ‘’ \ " para escrever uma pasta com nome composto?
Não existe tal plugin. O terminal é esperto o bastante para adicionar o " \ " quando for autocompletar o nome (clicando em “Tab”), mas não é possível um programa saber quando usar ou não enquanto você escreve o script. Por exemplo, o comando que citei ($ mkdir script test
) é um comando correto caso o usuário queira criar dois diretórios.
Eu sou programador e escrevo e utilizo scripts bastante complexos. Tem formas de evitar esses erros, por exemplo quando é preciso que o script suporte qualquer nome de diretório e arquivo, mas no geral é uma péssima prática utilizar espaços para nomes de arquivos e diretórios em Linux.
Legal, saquei com o costume a gente pega a pratica de não esquecer o " / " rs.