Como remover uma distro duplicada (mantendo outra distro Linux e Windows) + fazer o Mint enxergar a partição do Win10?

Como remover uma distro duplicada (mantendo outra distro Linux e Windows) + fazer o Mint enxergar a partição do Win10?

Pessoal, sou novo em Linux e não sou programador. Instalei o Mint em dual boot c/ o Win10

Após isso ao apagar (via W10) uma partição que achei que estava sobrando ao reiniciar o PC só dava a tal da mensagem “grub error no such partition”

Segui alguns tutoriais do youtube de como resolver o problema, mas sem sucesso resolvi bootar c/ o pendrive do linux Mint novamente.

Tentei reparar o grub c/ o Boot Repair (sem sucesso. Ele até dava uma mensagem dizendo que o boot foi reparado mas ao reiniciar sem o pendrive do mint novamente via a msg “grub error no such partition”;

Resolvi então reinstalar o mint (ao lado do W10/sda1/2 e da versão anterior do Mint/sda5) só p/ tentar reparar a grub.

Agora preciso apagar a 2a instalação (sda7) do Mint que ficou duplicada.

Na imagem 0 dá pra ver como ficou divido meu SSD240gb.

Porém ao abrir o GRUB customizer a partir da instaçaão mais antiga do Mint (sda5) ele aparece em BRANCO (vide imagem 1).

Se eu clicar em “alterar ambiente” ele me mostra as informações das imagens 2 e 3 respectivamente (ao clicar em sda5 e sda7).

Imagino que basta excluir a entrada no Grub Customizer do Ubuntu. e depois apagar a partição sda7, correto?

Tenho medo de dar o erro de GRUB novamente por fazer besteira. Não sei se o GRUB foi reinstalado dentro da sda7 quando reinstalei o mint…

Além da necessidade de precisar excluir a instalação duplicada na partição sda7, outro problema que surgiu foi que Mint (sd5) não mostra mais as pastas/arquivos da partição do meu Win10 (v. imagem 5)

To me esforçando ao máximo p/ não desistir do linux, mas confesso que é um desafio p/ um iniciante como eu ter que lidar c/ esses pepinos (que devem ser ridículos de resolver p/ quem manja mas é um sufoco p/ quem não tem conhecimentos).

Muito obrigado!!

Info sobre meu sistema: https://termbin.com/tmk9

informações via blkid e fdisk (talvez sejam úteis):

sudo blkid

/dev/sda1: LABEL=“Reservado pelo Sistema” UUID=“4C5C47A25C4785A4” TYPE=“ntfs” PARTUUID=“2e27d140-01”
/dev/sda2: UUID=“01D6EA111D4F2CC0” TYPE=“ntfs” PARTUUID=“2e27d140-02”
/dev/sda4: UUID=“348A00768A0036C0” TYPE=“ntfs” PARTUUID=“2e27d140-04”
/dev/sda5: UUID=“1e1acca1-fc80-444c-b084-ac0b41943851” TYPE=“ext4” PARTUUID=“2e27d140-05”
/dev/sda6: UUID=“8CA4-B37A” TYPE=“vfat” PARTUUID=“2e27d140-06”
/dev/sda7: UUID=“462184bc-ac52-4a46-b76e-fa3063b3d57e” TYPE=“ext4” PARTUUID=“2e27d140-07”

sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 223,58 GiB, 240057409536 bytes, 468862128 setores
Disk model: WDC WDS240G2G0A-
Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho de setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho E/S (mínimo/ótimo): 512 bytes / 512 bytes
Tipo de rótulo do disco: dos
Identificador do disco: 0x2e27d140

Dispositivo Inicializar Início Fim Setores Tamanho Id Tipo
/dev/sda1 * 2048 1026047 1024000 500M 7 HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2 1026048 393990143 392964096 187,4G 7 HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda3 393998334 467847167 73848834 35,2G f Win95 (LBA) Par
/dev/sda4 467847168 468856831 1009664 493M 27 WinRE NTFS Esco
/dev/sda5 393998336 430092287 36093952 17,2G 83 Linux
/dev/sda6 430094336 431142911 1048576 512M b FAT32 W95
/dev/sda7 431144960 467847167 36702208 17,5G 83 Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco.

Tive que complementar c/ as imagens restantes em resposta pois o fórum limita em 3 imagens por postagem p/ novos usuários. Seguem as imagens 3, 4 e 5:

Bem vindo ao Linux, amigo.

Seria possível você deletar as partições Linux e reinstalar o sistema, ou você tem arquivos que não pode perder? É que seria o caminho mais fácil. Caso realmente não possa perder os arquivos, fazer o backup deles em um outro drive seria uma boa ideia, ou em nuvem.

Obrigado Fox!

Não queria perder a instalação do meu Windows pois daria muito trabalho reinstalar todos programas que uso. A instalação do Mint poderia até perder, mas se será que existe uma forma fácil de remover a instação duplicada do Mint (Sda7) e depois alocar o espaço que sobrou c/ o gParted ?

1 Curtida

@thiagomf11 Olha amigo, dei uma olhada melhor na imagem do gparted que mandou, pelo que eu entendi você tem seu Windows na primeira partição, e ai você tem essas partições lógicas onde tem a partição 7 que é o Mint duplicado, e depois tem outra partição NTFS que também deve ser do Windows, certo? Eu acho que você poderia deletar todas as partições lógicas, incluindo a do Mint duplicado, depois deletar essas divisão pra sumir esse espaço de partição lógica, e então dividir normalmente para fazer a instalação do Mint.

Assim, você não perde o Windows e só vai ter que reinstalar o Mint, mas que já vai vir limpinho. Aproveita para usar a ISO mais recente, a 20.1.

Eu to dizendo isso por que deu problema de boot. Se não fosse isso, bastava deletar aquela partição 7 e alocar o espaço. O duro é que seria uma partição a parte, não daria para misturar com a partição existente.

Vamos lá, a instalação foi realizada em modo Legacy e o disco está com particionamento dos. Esse é o modo antigo de fazer as coisas.

Já de cara já podemos dizer que não precisa da partição de 500 mega pro linux, a sda6. A partição sda1, sda2 e sda4 acredito que sejam do windows, então não vamos mexer.

Também é importante lembrar que no modo legacy apenas um programa que controla o boot do computador. No seu caso será o GRUB. Mas é importante saber de qual instalação que é o GRUB que está instalado. Isso porque quando vc instala o grub, ele precisa de mais arquivos pra continuar o carregamento. Então ele vai procurar na partição onde o linux está instalado pra carregar todo o resto (que fica na /boot/grub). Pra ter certeza disso, somente reinstalando o grub a partir do linux que vc quer manter. O grub customizer é bacana, mas ele não é a ferramenta adequada pra reinstalação do grub. Vai ter que ir na linha de comando.

Depois que reinstalar o grub no disco, inicie o computador e entre na sua instalação principal. Daí sim vc poderá apagar as sda6 e sda7. Eu acho que o sistema de arquivos escolhido pra raiz (ext4) não suporta redimensionamento online, então vai precisar iniciar via pendrive, usar o gparted e redimensionar para ocupar todo o espaço livre. Daí sim que vc poderá reiniciar o computador e deve estar tudo funcionando perfeitamente.

Resumindo agora os passos:

• Iniciar o computador pela distribuição que vc quer manter
  • Reinstalar o grub a partir dessa distribuição sudo grub-install /dev/sda
  • Atualizar o menu do boot sudo update-grub (deverá ser informado que encontrou o windows, e duas instalações de linux)
  • Reiniciar o computador, confirmar que entra no windows e no linux principal.
  • Dar boot pelo pendrive e usar o gparted para apagar a partição sda6 e sda7. Aumentar a partição sda5 para o tamannho máximo
  • Reiniciar o computador, espera-se que tudo esteja funcionando normalmente.

Pessoal, ainda não sanei meu problema, mas a comunidade está de parabéns por dar um suporte tão top aos iniciantes! Espero no futuro poder colaborar e retransmitir os aṕrendizados em Linux aos outros. Apesar de ser iniciante em Linux e não ser programador, hoje compreendo a importância da difusão do conhecimento Open Source, ainda mais amparado por voluntários.

Mas vamos ao que interessa. Eu executei os comandos mas não parece que encontrei o Windows. Será que posso prosseguir c/ o passo 5 mesmo assim?

sudo grub-install /dev/sda
Instalando para a plataforma i386-pc.
Instalação finalizada. Nenhum erro foi relatado.

$ sudo update-grub
Sourcing file `/etc/default/grub'
Sourcing file `/etc/default/grub.d/50_linuxmint.cfg'
Sourcing file `/etc/default/grub.d/init-select.cfg'
Generating grub configuration file ...
Script `/boot/grub/grub.cfg.new' contains no commands and will do nothing
Erros de sintaxe foram detectados no arquivo de
configuração GRUB gerado. Certifique-se de que não há
erros nos arquivos /etc/default/grub
e /etc/grub.d/* ou, por favor, envie um relatório de
erros anexando o arquivo /boot/grub/grub.cfg.new.

Poste a saída dos comandos:

cat /boot/grub/grub.cfg.new

cat /boot/grub/grub.cfg

cat /etc/default/grub

1 Curtida

Além dos comandos que o colega @dev_null citou, poderia também mandar a saída do comando:

ls /etc/grub.d

Amigos. segui os comandos acima, mas novamente deu GRUB rescue. Tentei todos os comandos possiveis que encontrei no google p/ recuperar a GRUB, mas sem sucesso…

A solução parcial encontrada foi:

1. Boot pelo Pendrive do Linux;
  2. gParted: apagando partições linux
  3. Após aplicar o Boot Repair para voltar a encontrar o Windows 10.

Agora farei nova reinstalação do Mint em Dual Boot. Mas fica uma nova dúvida:

Antes de reinstalar, preciso deixar a partição do Linux formatado pelo gerenciador do Windows em EX14? Não gosto daquela solução automática do Linux dividir os espaços (li que pode corromper o windows quando se vá pelo método automático).

Qual seria o melhor caminho então p/ evitar novos problemas?

1 Curtida

Acho que no final, reinstalar teria sido mais rápido. Toma cuidado de criar uma partição EFI (caso seu sistema seja UEFI) de uns 512 MiB e o restante deixa pra sua pasta raíz. Você também pode fazer uma terceira partição pra sua /home, caso queira a /home separada. Recomendo não usar o Windows pra particionar o que for do Linux. Faz tudo no live do Ubuntu com o Gparted logo. Formata suas partições para o Ubuntu em EXT4. 512 MiB para a partição EFI (caso o sistema use UEFI), 16~32GiB para sua raíz do sistema, e o restante para sua /home. Na hora que fizer a partição EFI, dá um click direito na partição e procura a parte onde diz flags. Coloca as flags boot e esp. Salva tudo e vai pro installer do Ubuntu, aponta pras partições certinho, e aproveite seu Linux Mint.

Só uma precaução - se o Windows foi instalado em UEFI (nem olhei pra confirmar… rs), essa partição provavelmente já estará lá. Aí basta marcá-la com o ponto de montagem correto (sinceramente não lembro no Ubiquity, mas quem usa aqui saberá o nome certinho) sem formatá-la que dá bom

1 Curtida

Na verdade esse é o melhor caminho. Duas EFIs costumam dar problema. Foi assim que deu ruim aqui.

1 Curtida

@Secret.Fox e @Rodrigo_Chile

Segundo as postagens do próprio autor eu cheguei à conclusão que o disco dele está em formato dos e boot em legacy. Portanto o windows também está instalado em legacy.

@thiagomf11
O erro no update-grub provavelmente se deu porque tinha algum componente estranho ao padrão do grub, seja o boot repair (caso tenha instalado na própria distribuição) ou o grub-customizer (que já tem outro tópico no forum onde teve q ser feita intervenção manual). Eu desconfiava que a solução seria remover algum arquivo estranho na pasta que pedi pra vc listar o conteúdo para gente.
A solução está em vc fazer um pendrive de inicialização do Mint pelo Rufus e indicar nele que vc quer inicializar pelo modo BIOS/Legacy. Veja a diferença do boot na maquina virtual em Legacy (esquerda) e UEFI (direita)

Uma vez que vc tenha conseguido iniciar o instalador do Mint no modo Legacy siga com a instalação do modo que preferir (ou criando nova partição no espaço livre, ou criando novo sistema de arquivos na partição que vc criou no windows)

1 Curtida

Amigos o que faço agora nesta tela? (medo grande do GRUB rescue voltar… Kkk)

Lembrando que quero instalar o Mint nesses 38gb que estão livres (os 70mb são da lixeira que o Windows criou automaticamente. Ela pode ser apagada).

Crio ou não essa partição de sistema?

Das duas, uma:

1. Criar novo sistema de arquivos no sda5 (ext4 ou btrfs) e expandir o máximo possível
  2. Apagar o sda5 e criar novo sda5 (criar sistema de arquivos ext4 ou btrfs) com o tamanho total disponível (eu acho essa preferível).

No final da instalação, instalar o grub em /dev/sda

Edit:
Confirmou que iniciou a instalação em modo Legacy né? Com aquela mesma tela de inicialização com a logo do Mint?