alguém pode me ajudar gostaria de remover autenticador que pede senha toda hora que vou baixar algum app no linux mint sou novato no mundo linux e não achei nenhum tutorial explicando direito atualmente estou usando linux mint MATE quem puder ajudar agradeço.
Olá, seja bem vindo!
Isso é normal de toda distro Linux, é uma forma de proteção do sistema pois instalar um programa é algo que um usuário adm faz (e você por padrão é um usuário comum), então o sistema tá basicamente dizendo “olha foi pedido pra baixar esse programa aqui/fazer tal coisa no sistema, você concorda com isso?” Isso evita muita cagada.
No windows o usuário já é o próprio adm, por isso não precisa digitar senha e por isso os vírus fazem o que bem entendem por lá já que ninguém tá cuidando “ó esse programa quer fazer isso”, entende?
Eu até dei uma olhada em tópicos em inglês sobre isso, e das respostas com comando para tirar isso pareceram não funcionar pras pessoas que perguntaram.
Isso é segurança, fique feliz que no Linux é você quem tem o controle da sua máquina
entendo é porque acho muito chato ter que toda hora digitar senha pra fazer tudo queria algo simples como apertar só um botão mais obrigado pela explicação.
Te entendo, mas é algo que logo você se acostuma e vai passar até a “gostar” já que caso depois pegue num windows novamente vai ficar até pensando “nossa que falta de segurança aqui, qualquer um faz o que quiser a hora que quiser e eu posso nem tá sabendo”. Você vai tá tão acostumado depois que vai ser rapidinho digitar a senha, mas claro sempre veja o pq ela tá sendo pedida
Ah só uma curiosidade: o macOS também faz a mesma coisa se não me engano, então realmente o único errado da história em dar tanto poder ao usuário é o windows
entendi ainda to me acostumando com linux pois ainda não entendo muito dele mais to aprendendo aos poucos espero que consiga pegar o jeito.
fico feliz descobrir este forum tbm ajuda bastante com perguntas.