Como registrar tempos de boot do sistema?

Ei pessoal, gostaria de fazer meio que um ‘log’ dos tempos de inicialização do meu sistema, mas tudo de forma automática e que ficasse guardado linha por linha em algum arquivo. Pensei da seguinte forma: crio um arquivo e redireciono o comando systemd-analyze para este arquivo.
systemd-analyze > /home/gabriel/Documentos/Diversos/Tempo\ de\ Boot\ Linux.txt

Porém, a cada comando novo redirecionado para este arquivo ele apenas apaga o que contém detro e escreve novos dados, e o que eu queria seria linha por linha, tipo, ele roda uma vez, e da próxima ele escreveria novos dados, porém pulando uma linha dos dados anteriores. Deu pra entender? Aí eu vim perguntar se tem como fazer isso ou se tem alguma ferramenta nativa do sistema que armazena esses logs.

Para adicionar (em vez de apagar) use:

comando >> file.TXT

Acrescente mais um comando, tipo:

echo "----------------------////----------------------" >> file.TXT

que facilitará encontrar rapidamente o início de cada registro dentro do arquivo, usando CTRL+F ////

2 curtidas

Uma outra opção para resolver o mesmo problema é começar a salvar esses arquivos numa pasta e cada arquivo receber um nome que é único (esse nome pode inclusive ajudar a organizar os arquivos).

Por exemplo, numa pasta Documentos/Diversos/BootsLinux/:

systemd-analyze > "$HOME/Documentos/Diversos/BootLinux/$(date +'%F_%s')"

O %F é o dia no formato 2021-12-11, e %s é o horário UNIX de quando o script foi rodado, garantindo que cada arquivo vai ter um nome diferente e nenhum vai ser acidentalmente sobrescrito.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.