Como reduzir o tamanho do title bar (barra de título) no Ubuntu 24.04

Olá, estou migrando do Windows 10 para o Ubuntu 24.04 devido o Bill Gates estar de TPM 2.0

Já fiz a curadoria de todos os softwares que utilizo, bem como sua compatibilidade ou não com o linux. Alguns softwares comerciais precisarão ser substituídos, mas já resolvi essa questão.

Meu notebook tem uma tela de 14 polegadas e o que acaba me atrapalhando é a espessura/altura da barra de título das janelas. Eu não gostaria de removê-la, apenas reduzir seu tamanho/altura.
Eu estava usando o Audacity e percebi que a barra de título é grande para uma tela de 14 polegadas.
Pesquisei como fazer a alteração na internet, mas nada funciona com a versão atual do Gnome que o Ubuntu 24.04 utiliza.

Exemplo do tamanho da barra de título do Audacity no Windows:

Exemplo do tamanho da barra de título do Audacity no Ubuntu:

Como eu me sinto :laughing:

Brincadeiras à parte, acredito que essa será a dúvida de muitos novatos no Ubuntu assim que o Windows 10 perder o suporte.

1 curtida

Dá uma olhada nessa extensão:

Eu usava ela para salvar espaço de tela no GNOME quando usava um notebook com um monitor de 14 polegadas.

Entendo, mas quais são as outras opções possíveis, além de alterar toda a interface?
Eu só quero colocar uma capa no banco do meu carro, mas não quero ter que trocar todo o motor para fazer isso. Além disso, não sei qual é a política de customização por parte do Gnome.
A sensação que tenho é que os desenvolvedores da interface do Gnome jamais utilizaram uma tela de notebook ou sequer testaram a interface em uma.
Chega a ser esquisito eu reduzir a fonte/escala e a interface não ser responsiva e não reduzir proporcionalmente (mantendo a UX/UI, é claro).
Desculpe-me pelo tom, mas é intrigante eu poder fazer isso no Gnome 42 (Ubuntu 22.04) apenas alterando o arquivo ~/.config/gtk-3.0/gtk.css, mas ser impossibilitado de fazer o mesmo no Gnome 46 (Ubuntu 24.04). A não ser que eu esteja fazendo isso errado.
Fico um pouco indignado, porque meu interesse é migrar definitivamente do Windows para o Ubuntu.

Pelo aplicativo GNOME Tweaks você ainda consegue editar o tamanho da barra de título para aplicativos “legados” (sem o CSD), mas para aplicativos do GNOME (com o CSD), só é possível pela escala de font.

1 curtida

Pelo Gnome Tweaks, a única opção que vejo é em Fontes > Tamanho > Fator de escala (que deixei em 0,9).
Entretanto, isso não reduz o tamanho do title bar (barra de título), somente a fonte do title bar, o que é inútil para esse caso.

Uma solução alternativa, que não é nada elegante e funciona em poucos programas:
No terminal (Ctrl+Alt+T), digite:

nano ~/.config/gtk-3.0/gtk.css

Cole o seguinte texto:

windowhandle box {
    padding-top: 1px;
    padding-bottom: 1px;
}

.titlebar {
    min-height: 1px;
    padding: 1px;
}

Salve o arquivo:
Ctrl+X
Digite “S” ou “Y” (observe a dica na parte inferior do terminal)
Tecle Enter

Refaça o procedimento, mas agora digitando, no terminal:

nano ~/.config/gtk-4.0/gtk.css

Ou seja, cole o mesmo texto acima e salve o arquivo.

Reinicie o computador ou
encerre a sessão e faça o login novamente.

Essa solução me parece pouco adequada.
Ninguém da comunidade tem alguma ideia de uma solução alternativa?

Nada?
Alguém?
Nenhuma dica ou direcionamento?
Nem para falar se é impossível ou não fazer isso no Gnome?

Cara, nos Gnomes mais atuais é um saco mexer nisso pelo novo esquema de temas. Nos antigos bastava mudar o tema, tinha bastante compatível.

Acho que a solução é achar um tema compatível que seja mais compacto.