Olá, estou migrando do Windows 10 para o Ubuntu 24.04 devido o Bill Gates estar de TPM 2.0
Já fiz a curadoria de todos os softwares que utilizo, bem como sua compatibilidade ou não com o linux. Alguns softwares comerciais precisarão ser substituídos, mas já resolvi essa questão.
Meu notebook tem uma tela de 14 polegadas e o que acaba me atrapalhando é a espessura/altura da barra de título das janelas. Eu não gostaria de removê-la, apenas reduzir seu tamanho/altura.
Eu estava usando o Audacity e percebi que a barra de título é grande para uma tela de 14 polegadas.
Pesquisei como fazer a alteração na internet, mas nada funciona com a versão atual do Gnome que o Ubuntu 24.04 utiliza.
Exemplo do tamanho da barra de título do Audacity no Windows:
Entendo, mas quais são as outras opções possíveis, além de alterar toda a interface?
Eu só quero colocar uma capa no banco do meu carro, mas não quero ter que trocar todo o motor para fazer isso. Além disso, não sei qual é a política de customização por parte do Gnome.
A sensação que tenho é que os desenvolvedores da interface do Gnome jamais utilizaram uma tela de notebook ou sequer testaram a interface em uma.
Chega a ser esquisito eu reduzir a fonte/escala e a interface não ser responsiva e não reduzir proporcionalmente (mantendo a UX/UI, é claro).
Desculpe-me pelo tom, mas é intrigante eu poder fazer isso no Gnome 42 (Ubuntu 22.04) apenas alterando o arquivo ~/.config/gtk-3.0/gtk.css, mas ser impossibilitado de fazer o mesmo no Gnome 46 (Ubuntu 24.04). A não ser que eu esteja fazendo isso errado.
Fico um pouco indignado, porque meu interesse é migrar definitivamente do Windows para o Ubuntu.
Pelo aplicativo GNOME Tweaks você ainda consegue editar o tamanho da barra de título para aplicativos “legados” (sem o CSD), mas para aplicativos do GNOME (com o CSD), só é possível pela escala de font.
Pelo Gnome Tweaks, a única opção que vejo é em Fontes > Tamanho > Fator de escala (que deixei em 0,9).
Entretanto, isso não reduz o tamanho do title bar (barra de título), somente a fonte do title bar, o que é inútil para esse caso.
Uma solução alternativa, que não é nada elegante e funciona em poucos programas:
No terminal (Ctrl+Alt+T), digite: