Como redimensionar partição em uso

Quando vc reformatar, basta limpar onde ficará a raiz e marcar (sem formatar) a partição home como home… quanto a redimensionar, se elas forem contíguas, e dependendo do espaço livre na partição a ser diminuída, é tranquilo fazer em ext4 (e acho que em btrfs) - em ntfs é necessário desfragmentar antes de redimensionar

1 curtida

Obrigado mais uma vez, @Rodrigo_Chile mas creio que algum de nós não está entendendo. Bem capaz de ser eu, por isso vou perguntar novamente.

Se eu fizer o seguinte:

1. Na parte acima, digamos que eu formatei e fiz essa divisão. Aí comecei a usar e percebi que está faltando espaço em /.

2. O que eu queria fazer é exatamente o que mostra na imagem abaixo: aumentar / , pegando o espaço que estava livre em /home

Agradeço a ajuda e desculpa por eu não ter explicado direito ou não ter ainda entendido. Sou bem leigo. Agradeço demais a vocês :slight_smile:

1 curtida

Foi o que te disse ali… é tranquilo, desde que haja espaço suficiente para diminuir uma partição e aumentar a outra e deve ser feito em modo live

1 curtida

Entendi. Eu estava fazendo no próprio sistema com o Gparted. Passei a tarde tentando e não consegui fazer essa operação.

No modo live tem uma parte lá onde a gente pode alterar manualmente. Perfeito !!!

Agradeço demais pela aula :slight_smile:

EDIT @Rodrigo_Chile ficou legal agora:

Obrigado mais uma vez.

1 curtida

Eu estou testando uma forma de alterar a partição numa máquina virtual.

a sda1 eu coloquei para /home e a sda2 eu coloquei para /.

Sendo que eu não consigo redimensionar a sda1, apenas a sda2.

A ideia era ter uma partição para /home maior possível e, quando precisasse, poder aumentar mais o espaço da partição para root.

Há como fazer isso?