Como recuperar screenshots do processo de instalação do sistema?

Durante a instalação do sistema fui clicando no botão “Screenshot” a cada passo. Uma caixa de diálogo avisava que a imagem seria salva em “/var/log”. Muito bem, encontrei a pasta e os arquivos, mas não consigo acessar.

Alguém poderia dar uma luz sobre o assunto? Agradeço.

Provavelmente é problema de permissão. Clique com o botão direito no espaço vazio entre os arquivos e abra o nautilus como root nesse diretório, copie as imagens pra alguma pasta na sua home, depois altere o proprietário dos arquivos para o seu usuário e verifique se ele tem permissões de leitura e escrita.

Não faço ideia como… as 3 primeiras “dicas” pesquisadas no Google de como faze-lô não funcionaram. Poderia tentar mais, porém, admito que a paciência já foi por alguns dias. Acaba sendo complicado ficar toda hora tentando 20 soluções diferentes pra quem sabe achar uma, se achar. Se souber algo concreto agradeço a ajuda.

@anon21412859, o modo mais direto de abrir qualquer coisa como Root é usando o comando “sudo” no terminal seguido do comando que você quer executar como Root.
No seu caso você quer executar o nautilus, então execute no terminal: $ sudo nautilus.

Edit:
Acabei de ver a imagem. Já tentou com o gksu ou gksudo?

É, foi uma das alternativas que encontrei no Google. Agradeço mas não funcionou.

Edit: Nem “gksu nautilus” nem “gksudo nautilus”. Ambos retornam como comando não encontrado.

Acho que consegui achar a resposta:
$ nautilus admin:/var/log

Funcionou no Ubuntu.

Aí sim, obrigado. Agora de fato, abrindo o Nautilus consegui copiar os arquivos pra outra pasta e usar. Agradeço. Nunca iria achar isso. :rofl: Um leigo não sabe nem como procurar. Obrigado.

Agora deu pra fazer isso. Obrigado.

1 curtida

Blz! Que bom!

Ah, assim. Uma outra maneira de se fazer sem usar o Nautilus seria copiar os arquivos diretamente pelo terminal, e depois alterar as permissões:
$ mkdir screenshots
$ sudo cp /var/log/*.png screenshots/
$ sudo chown -R nome_do_usuario:nome_do_usuario screenshots

Mas é sempre bom poder fazer pela interface gráfica também. Confesso que tive que procurar a solução pois também não sabia desse truque. Vivendo e aprendendo! hahah

1 curtida

Só para constar :wink:

Abre o nautilus
CTRL+L e na barra de localização digita admin:///
Digita a senha e pimba.

2 curtidas

Ué, que estranho :thinking:
Usei o Gnome por pouco tempo no Manjaro, mas tenho certeza que nele era só clicar com o botão direito e selecionar “Abrir como administrador” ou algo assim porque eu cheguei a fazer isso algumas vezes, tal como é no Cinnamon/Nemo (observe o “Abrir como Root”):

Talvez seja algum tweak da equipe do Manjaro. Mas enfim, que bom que conseguiu!

Isso devia ser padrão, obrigatório. :rofl: É o que digo as vezes, existem excentricidades no Linux (na verdade suas distribuições e equipes) que não vão mudar.