Durante a instalação do sistema fui clicando no botão “Screenshot” a cada passo. Uma caixa de diálogo avisava que a imagem seria salva em “/var/log”. Muito bem, encontrei a pasta e os arquivos, mas não consigo acessar.
Alguém poderia dar uma luz sobre o assunto? Agradeço.
Provavelmente é problema de permissão. Clique com o botão direito no espaço vazio entre os arquivos e abra o nautilus como root nesse diretório, copie as imagens pra alguma pasta na sua home, depois altere o proprietário dos arquivos para o seu usuário e verifique se ele tem permissões de leitura e escrita.
Não faço ideia como… as 3 primeiras “dicas” pesquisadas no Google de como faze-lô não funcionaram. Poderia tentar mais, porém, admito que a paciência já foi por alguns dias. Acaba sendo complicado ficar toda hora tentando 20 soluções diferentes pra quem sabe achar uma, se achar. Se souber algo concreto agradeço a ajuda.
@anon21412859, o modo mais direto de abrir qualquer coisa como Root é usando o comando “sudo” no terminal seguido do comando que você quer executar como Root.
No seu caso você quer executar o nautilus, então execute no terminal: $ sudo nautilus
.
Edit:
Acabei de ver a imagem. Já tentou com o gksu
ou gksudo
?
É, foi uma das alternativas que encontrei no Google. Agradeço mas não funcionou.
Edit: Nem “gksu nautilus” nem “gksudo nautilus”. Ambos retornam como comando não encontrado.
Acho que consegui achar a resposta:
$ nautilus admin:/var/log
Funcionou no Ubuntu.
Aí sim, obrigado. Agora de fato, abrindo o Nautilus consegui copiar os arquivos pra outra pasta e usar. Agradeço. Nunca iria achar isso.
Um leigo não sabe nem como procurar. Obrigado.
Agora deu pra fazer isso. Obrigado.
1 curtida
Blz! Que bom!
Ah, assim. Uma outra maneira de se fazer sem usar o Nautilus seria copiar os arquivos diretamente pelo terminal, e depois alterar as permissões:
$ mkdir screenshots
$ sudo cp /var/log/*.png screenshots/
$ sudo chown -R nome_do_usuario:nome_do_usuario screenshots
Mas é sempre bom poder fazer pela interface gráfica também. Confesso que tive que procurar a solução pois também não sabia desse truque. Vivendo e aprendendo! hahah
1 curtida
Só para constar 
Abre o nautilus
CTRL+L e na barra de localização digita admin:///
Digita a senha e pimba.
2 curtidas
Ué, que estranho 
Usei o Gnome por pouco tempo no Manjaro, mas tenho certeza que nele era só clicar com o botão direito e selecionar “Abrir como administrador” ou algo assim porque eu cheguei a fazer isso algumas vezes, tal como é no Cinnamon/Nemo (observe o “Abrir como Root”):
Talvez seja algum tweak da equipe do Manjaro. Mas enfim, que bom que conseguiu!
Isso devia ser padrão, obrigatório.
É o que digo as vezes, existem excentricidades no Linux (na verdade suas distribuições e equipes) que não vão mudar.