Como que instala um Mod num jogo do Steam no Linux?

Esse deve ser meu quinto tópico aqui :D
Parece que virei um usuário ativo agora :tada:

Bom… minha dúvida (que óbviamente será resolvida rapidamente por pessoas inteligentes como vocês :D) é a seguinte:

Instalei o maldito VRChat (joguinho de conversar) pelo Steam no Pop_OS. Jogo tem direito a mods que modificam a interface dele que são carregados pelo lendário MelonLoader
Eles tem um guia explicando como instala-lo no jogo, então a minha dúvida é como instalar o Melon Assistant que é um assitente de instalação de mods, que usa o MelonLoader, pro joguinho

Eu já tive essa dúvida várias vezes quando quis instalar traduções em jogos como Borderlands e Fallout
Então não acho que seja uma dúvida muito expecífica… eu básicamente só quero rodar um segundo programa no prefixo do jogo, que no caso das traduções, são um instalador que pede a pasta do jogo pra modificar o texto pra ptbr. No caso do VRChat, jogo em questão, eu quero instalar um programinha que precisa saber onde fica a pasta do joguinho pra instalar modificaçõeszinhas… mas como exatamente eu posso fazer isso? Usar o protontricks? Fazendo gambiarra com o Lutris?

Nunca usei tanto hyperlink na minha vida e espero que eles sejam úteis em termos de informação para ajudar minha pessoa :D a resolver tais dilemas (e talvez muitas outras que passarem por aqui)

No geral, coisas de mods podem ser instaladas em qualquer prefixo do Wine contanto que eles tenham acesso à sua pasta da biblioteca Steam. Eu mesmo instalei mods de GTA:SA simplesmente com wine instalador.exe (sem especificar prefixo nem nada) e apontando ele para Z:/home/carlos/.steam/steam/steamapps/common/Grand Theft Auto San Andreas.

Socorro, moço
Como faço pra dar a permissão?