Como programar o ubuntu para abrir e encerrar um app

Olá,

Estou precisando de uma enorme ajuda, um cliente me pediu algo que até hoje nenhum cliente tinha me pedido. A maioria me pedem para criar um servidor de Shoutcast ou Icecast entre outros.
Este cliente em particular me pediu para configurar um pc que comesse a tocar a rádio dele às 06:00hs e pare às 23:59hs.
Bem para tocar a rádio dele, estou usando o pacote mplayer2, com o seguinte comando:
“mplayer -playlist URL_DO_ARQUIVO_PLS_DA_RADIO_ONLINE_DESEJADA”
Sei que posso iniciar e encerrar este comando pelo crontab, porém não estou conseguindo efetuar essa função, então gostaria de saber, se alguém com conhecimento mais avançado que eu em ubuntu, poderia me ajudar com esta questão. E só uma pergunta, é normal toda vez que reinicia o ubuntu o volume volta para 50% ? Pois necessito que o volume fique travado em 80%.

Olá, @heberq! Bem vindo ao fórum!

Eu recomendo exatamente o que você comentou. Usar o crontab para iniciar e matar o processo.
Pra ficar mais legal dá pra criar um serviço que sirva como gerenciador desse script, e aí o crontab só executaria algo como “systemctl start/stop servico_radio.service”. Nunca fiz isso exatamente assim, mas provavelmente esse “.service” ficaria em “/etc/systemd/user”. Procurando na internet não é difícil de achar como fazer isso. Ai nesses serviços tem como setar “ExecStartPre”, que é executado antes de executar o “ExecStart”, para configurar o volume e qualquer outra coisa.

Para matar o serviço talvez seja uma boa salvar o PID do programa em um arquivo ao fazer o Start, e depois usar esse PID para matar a aplicação, para evitar matar o processo errado.

Sobre a mudança automática do volume eu não tenho ideia do que possar ser, mas se tem que ser exatamente o mesmo sempre é melhor se precaver e setar toda vez. Não deve ser difícil de achar o comando para fazer isso. Provavelmente é uma variável “dconf” da vida.

Edit:
Por que o crontab não está funcionando? Qual o erro?

Então @brunonzanette eu realmente não sei o que houve, pois o crontab chamou o mplayer, porém nada rodou, ficou mudo. Fui até o terminal e puxando os app abertos, o mplayer não estava lá. Como se ele tivesse aberto e fechado rapidamente.

Já olhou os logs para ver se aconteceu algum erro?
Você configurou o comando no crontab do sistema ou do usuário?
O crontab está executando o comando diretamente ou chamando um script?