Como postar meu programa na Ubuntu Software

Eu estou criando um programa e gostaria de publicalo para que as pessoas possam instalar com

sudo apt-get install software-name

mais não faço a minima ideia de como postar o .deb e onde postar, achei varios posts mais todos muito confusos, e com informações um pouco antigas, alguem poderia me informar a melhor maneira atualmente de fazer isso?

• Desde já agradeço toda a ajuda.
3 curtidas

O Ubuntu ajuda o pessoal a criar seu próprio Snap:

Se não me engano, tem até o Ubuntu Core, uma distro otimizada para criação e desenvolvimento de sandboxs Snap:

O flatpak tambem aceita a criação de flatpaks na comunidade:
https://docs.flatpak.org/en/latest/first-build.html

Creio que fazer um app em APT com DEB será mais complicado, pois vc terá que usar um repositório ou criar o seu, manter, etc…

2 curtidas

Meu objetivo inicial, era postar nos repositorios do ubuntu (onde a maioria dos software estão), mais percebi que é algo extremamente burocratico, e ter um proprio repositorio no meu caso não seria muito chamativo, a questão dos snap é que não sei muito bem como funciona a estrutura, e meu programa precisa de umas dependencias que se encontrão nos repositorios do ubuntu.

2 curtidas

Os programas em Snap, assim como Flatpak, são empacotados junto com as dependências. De fato, eles são projetados para trazer o máximo junto com o programa e depender o mínimo possível do sistema do usuário (praticamente só o kernel Linux).

Especialmente se seu programa não for de código aberto, é bem mais prático distribuir pela Snap Store (ou Flathub) do que ter de passar pelo crivo do interesse e da disponibilidade dos mantenedores dos repositórios.

3 curtidas

Acredito q para o seu caso, o ideal seja o de criar um PPA e trabalhar na divulgação do programa.

Mas conte: do q se trata?

2 curtidas

No repositório oficial do Ubuntu, você precisa antes entrar na lista de discussões do Debian, nesse manual tem todas as informações necessárias:

Chapter 9. Uploading the package (debian.org)

2 curtidas

@Capezotte Dei uma lida sobre snaps, parecem simples, mais não fasso ideia de como colocar uma dependencia .deb dele
Ex: se meu programa dependece do firefox no arquivo Debian era só colocar dependencies: firefox
e no caso do snap, ex: alguma biblioteca que não seja tão facil achar o codigo fonte (.tar.gz)

Obs: o que mais gostei dos snap é o fato das lib serem ampacotadas junto com o programa pois ai meu programa tem menos chance de quebrar

• Desde já pesso desculpa qualquer coisa sem sentido que falei estou estudando snap a 1 dia
1 curtida