Eu estou criando um programa e gostaria de publicalo para que as pessoas possam instalar com
sudo apt-get install software-name
mais não faço a minima ideia de como postar o .deb e onde postar, achei varios posts mais todos muito confusos, e com informações um pouco antigas, alguem poderia me informar a melhor maneira atualmente de fazer isso?
Meu objetivo inicial, era postar nos repositorios do ubuntu (onde a maioria dos software estão), mais percebi que é algo extremamente burocratico, e ter um proprio repositorio no meu caso não seria muito chamativo, a questão dos snap é que não sei muito bem como funciona a estrutura, e meu programa precisa de umas dependencias que se encontrão nos repositorios do ubuntu.
Os programas em Snap, assim como Flatpak, são empacotados junto com as dependências. De fato, eles são projetados para trazer o máximo junto com o programa e depender o mínimo possível do sistema do usuário (praticamente só o kernel Linux).
Especialmente se seu programa não for de código aberto, é bem mais prático distribuir pela Snap Store (ou Flathub) do que ter de passar pelo crivo do interesse e da disponibilidade dos mantenedores dos repositórios.
@Capezotte Dei uma lida sobre snaps, parecem simples, mais não fasso ideia de como colocar uma dependencia .deb dele
Ex: se meu programa dependece do firefox no arquivo Debian era só colocar dependencies: firefox
e no caso do snap, ex: alguma biblioteca que não seja tão facil achar o codigo fonte (.tar.gz)
Obs: o que mais gostei dos snap é o fato das lib serem ampacotadas junto com o programa pois ai meu programa tem menos chance de quebrar
Desde já pesso desculpa qualquer coisa sem sentido que falei estou estudando snap a 1 dia