Como posso ser um "expert" no ubuntu?

como posso ser um “expert” no ubuntu tudo que eu preciso saber para quando houver um problema eu conseguir resolver por conta própria, dominar o sistema o terminal e etc.

3 curtidas

Acho uma boa instalar o Ubuntu a partir da versão minimal (Net Install) e ler a wiki do Ubuntu
https://wiki.ubuntu.com/
Também é bom procurar os comandos e o funcionamento do apt e dpkg (mas com isso também estaria aprendendo a usar o Debian)

2 curtidas

Tbm quero saber e olha q já faz anos q uso rsrs

2 curtidas

Eu penso que a melhor forma de você ficar bom em algo é praticar. Se você tem o objetivo de se tornar um usuário avançado ou mesmo um profissional, comece tentando resolver pequenos problemas.

Mas não apenas saia seguindo “guias” por aí, procure entender os problemas e como a resolução ocorre.

Uma fonte infinita de problemas para você estudar pode ser encontrada nos fóruns de linux em toda a internet, como aqui no Diolinux por exemplo.

:slight_smile:

2 curtidas

Sim, mas queria dar aquele passo a mais uso Ubuntu a um tempo todos os dias mais não sei tudo que deveria saber li a Wiki do Ubuntu pesquiso por tutoriais mas nada me satisfaz sinto que preciso de mais como por exemplo conseguir resolver os erros da gnome software, saber mais comandos no terminal etc.

1 curtida

Dá uma olhada nesse vídeo.

1 curtida

Eu acredito que a primeira coisa que deva estudar é a estrutura de pastas do linux. Porque elas existem, para onde cada uma aponta, etc… Lembre-se que “no Linux tudo são arquivos”…
À partir daí, você poderá saber quando um erro aponta para determinada pasta e por onde começar a resolvê-lo, os caminhos que tem que seguir e os possíveis locais que podem interferir em uma resolução…

3 curtidas

Nada que eu não tenha feito o ponto que quero chegar é existem coisas que você não vai aprender usando porque NÃO SABE QUE EXISTEM!

???, A gnome-software tem alguns erros às vezes ok, mas o Ubuntu não traz a gnome-software original, logo temos um probleminha, como você pode dizer que é um problema da gnome-software se você utiliza uma versão modificada pelos desenvolvedores do Ubuntu? Nunca diga que é um problema do software antes de saber se é um bug específico de tal distribuição.
Vai ficar procurando cabelo em ovo a toa.

Conseguir resolver erros da gnome software sei que não é a “original” do gnome mas a minha intenção foi em resolver tais problemas independente se é a gnome software do gnome ou modificada pelo Ubuntu cara e a minha intenção é aprender mais para resolver erros e não entrar em uma discussão de méritos sobre “isso daqui é do Ubuntu e não do gnome nunca diga…” Eu só quero resolver e não discutir… Valeu sem ofensa mas tu entendeu tudo errado não quero entrar no mérito “político” da coisa quero ROSOLVE-LA!

Que bom que resolveu, compartilhe a solução, e se possível comunique aos desenvolvedores assim outras pessoas não sofrerão com o mesmo problema.

1 curtida

Eu não entendi exatamente se você quer apenas ter conhecimento sobre o funcionamento do sistema e, assim, conseguir resolver os problemas comuns que aparecem, tais como erro em instalação de programas e coisas do tipo, compilação dos mesmos manualmente, etc., ou se você quer realmente ser um usuário avançado no sentido de ter pleno conhecimento sobre o funcionamento do sistema e resolver problemas avançados sem ajuda em fóruns e até personalizar a experiência do sistema livremente.

Se for o primeiro caso, é algo que você vai aprendendo diariamente. Tem que deixar acontecer mesmo. À medida em que os problemas surgem, você vai pesquisando e absorvendo conhecimento. Agora, se for o segundo caso, existem vários cursos na Udemy sobre sistemas Linux e eles geralmente são bem baratos. Eu mesmo adquiri alguns, inclusive um pacote sobre terminal e outras coisas que os caras do blog Diolinux divulgaram. Se for isso mesmo, tem que correr atrás de cursos, cara. Ficar procurando material espalhado na internet não é muito eficiente. Dá uma olhada lá!

2 curtidas

Eu não diria que sou um “expert” no Ubuntu, mas tenho alguns conselhos de coisas que sempre me ajudaram a melhorar meus conhecimentos sobre a distro:

  • Use o Ubuntu “no matter what”
    Essa questão tem a ver com não fugir de problemas ou adversidades para outras distros. Realmente o único jeito de aprender a fundo é usar o sistema o máximo possível e das diversas formas possíveis.

  • Ajude outras pessoas com seus problemas
    Ajudar pessoas com dúvidas aqui no fórum, inclusive sobre coisas que você não sabe, onde você vê a dúvida e vai pesquisar para ajudar alguém, além de ser muito honroso sob a minha concepção, te traz muito conhecimento.

Tenho um vídeo, até “antiguinho” sobre o assunto, talvez ajude:

4 curtidas

Talvez esse seja o melhor vídeo tutorial digamos assim sobre terminal tem uns mais maduros como com um programador da canonical que eu esqueci o nome e um mais ainda, que tem 40 min mas pra mim esse é o melhor 4 DICAS para SER mais ÁGIL no TERMINAL LINUX - YouTube

É, esse vídeo fornece um resumão das funções que a gente pode vir a usar mais no dia a dia. Se for esse o tipo de conhecimento que você busca, é por aí mesmo. Aos poucos você vai adquirindo mais e mais conhecimento sobre os sistemas.

1 curtida

Já passei dessa fase depois disso que não sei o que fazer estou stagnado no meu conhecimento