Como posso deixar meu computador mais rápido? Xubuntu 20.04

Eu tenho um PC relativamente bom, e a única coisa nele que deixa a desejar é seu processador. Especificações:

São 4GB de RAM, se houver dúvida. Como dito no título, eu utilizo a interface Xfce (Xubuntu no caso), que na versão 20.04, parece ser a mais leve. Porém, o PC fica se arrastando com facilidade. Ainda hoje, tive que reiniciar ele porque havia três abas de YouTube abertas, e mais nada. O mouse não mexia nem sequer um único pixel. Se alguém puder ajudar, me falando como posso otimizar ou fazer alguma outra coisa que possa deixar o PC mais rápido?

Cara, eu vou nas configurações do sistema e tento tirar algumas coisas:

• Múltiplas áreas de trabalho

• Qualquer animação ou efeito que deixe o sistema “bonito”

Mas eu não uso o Xubuntu, uso o Mint com XFCE. Mas acho que deve dar uma melhora na performance do seu pc.

O Xubuntu tem somente uma área de trabalho, mas sobre as animações eu já não sei. Como posso verificar e configurar?

@Daki_Music normalmente as animações ficam na parte de Gerenciados de janelas, ao menos nas Distros que usei… se não achar so ir clicando em tudo, ja tentou usar a barra de pesquisas ali ?

ah, pelo que me parece o Xubuntu tem múltiplas áreas de trabalho, só estão escondidas, como no Mint com Xfce

Tentei sim, e cheguei a olhar no Gerenciador de Janelas, mas não percebi nada sobre animações

Eu dei uma olhadinha no espaços de trabalho, mas aparece como se só houvesse um
Também, o Ctrl+Alt+(setas direcionais) não estão fazendo nada :v

O sistema sempre se comportou assim? A instalação é recente? Houveram atualizações? Está instalado em HDD ou SSD?

Foi instalado a 1 mês mais ou menos, e sempre foi lento por conta do processador. Já por parte de HDD ou SSD, é um SSD da Kingston

Linux não faz milagre, seu processador é fraco e não há sistema que mude isso.

Sei disso ksk, mas seria uma boa se tiver como otimizar mais

Desativar o compositor é uma boa, mas vai ficar um tearing horrível.

1 Curtida

O que seria esse compositor, e o que é tearing? ksk

Com certeza, é que prefiro mandar a real, do que dar falsas promessas de velocidade kk

Desativou efeitos visuais já? Testou o Lubuntu? É notebook ou desktop? 32 bits? Gostaria de sugestões de outras distros em que esse hadrware possa funcionar bem?

Os efeitos visuais não encontro onde desativar. O Lubuntu 20.04 parece estar mais pesado do que o Xubuntu 20.04 . É desktop 64 bits. E pq não algumas sugestões né? ksk

Podemos sugerir várias mais leves a começar pelo Puppy Linux:
http://puppylinux.com/index.html#download

Infelizmente o seu problema é RAM.

Segundo ponto: seu swap está no HDD? Se for isso o sistema praticamente trava quando enche a memória.

Eu indico que você coloque um monitor de RAM na barra de tarefas. Quando estiver acima de 80% vc vai ter que fechar o navegador e abrir de novo. O navegador é o maior ladrão de RAM e as animações não vão refrescar muita coisa…

Talvez o ZRAM possa te ajudar, ele compacta a memória e pode dar uma grande ajuda, principalmente na ram que os navegadores usam porque é conteúdo que é bastante compressível. Mas nunca testei.

Talvez tenha também alguns complementos que possam ser usados para diminuir o uso de ram do navegador.

1 Curtida

vlw pela sugestão ksks

Só lembrando que mesmo que a distro seja leve, se você utilizar rotinas pesadas como abrir várias abas de navegador de internet o sistema irá gargalá da mesma forma por causa do hardware.