Como o Linux se comporta em notebooks com múltiplas telas (displays) nativas?

Nos últimos anos tem saído alguns laptops com mais de uma tela, sejam telas auxiliares ou secundárias, a indústria tenta emplacar essa tecnologia. Como o Linux funciona nestes equipamentos?
Observação: Notem, que existem algumas diferenças em relação ao usar um 2º monitor como é “comum” em desktops.

Alguns exemplos:

Ninguém aqui no fórum tem um Macbook Pro com touch bar com Linux instalado ou um desse Asus que o touchpad funciona como 2ª tela?

É, pelo visto ninguém que tem esse tipo de notebook nunca instalou Linux no mesmo (pelo menos não dentre os que frequentam o fórum).

Eu uso o notebook asus zenbook duo. Testei diversas distros, e em todas a segunda tela funcionou sem problemas, direto da caixa. Porém recomendo a distro Zorin os 16. Como referi antes, testei varias distros, e o computador sempre ficava muito quente, barulhento, e com autonomia bem reduzida. Porém esses problemas não apareceram para mim usando o Zorin os. Abraços!

3 curtidas

Muitíssimo obrigado, sempre tive essa dúvida em relação a isso, e como pouca gente tem máquinas assim no Brasil ainda, a dúvida sempre pairou no ar (apesar de existirem máquinas desse tipo no exterior, ao menos desde a época do Windows Vista).
Imagino que se tornando algo mais comum, a maioria das distros passará por um maior esmero quanto a isso.
E como ficou a segunda tela, similar as funcionalidade apresentadas no próprio Windows?

1 curtida

Fiquei com a mesma duvida do @TiagoCardoso … Como se comportou a segunda tela? Com as mesmas funcionalidades ou mudou algo?

1 curtida

A versão Core com Gnome ou Lite com XFCE? É que porque pode ter uma diferença no consumo de recursos de cada interface (ou não).