Como mudar o hostname no Fedora

Como faço para trocar o hostname no Fedora? Na instalação não vi nenhum lugar para colocar o nome do PC.

Se tiver usando Fedora com Gnome, vai em configurações > sobre > Nome do dispositivo.

1 curtida

hostnamectl set-hostnane nome-da-maquina

1 curtida

Uma coisa tão simples, que não tem na instalar do Fedora.

A Instalação do Fedora é tudo, menos simples

2 curtidas

Acredito que na instalação do Fedora não tem como mudar. Mas você pode fazer isso nas configs do Gnome e por linha de comando como já foi citado.
Eu também vou aproveitar pra discorda do nosso colega aqui :sweat_smile:
Acho que a instalação do Fedora, pelo menos atualmente, tá bem de boa.

Ah, compara a instalação do Fedora workstation com a instalação do Linux Mint por exemplo, o particionamento manual dele é no mínimo confuso

Essa parte realmente é diferente :thinking: . Mas acho que é uma questão de costume. Quando eu faço uma instalação solo do Fedora, é bem rapidinho a questão de configurar. Demora mesmo só a parte da instalação de fato.

É um bom instalador, porém não é tão intuitivo quanto o instalador do Ubuntu, por exemplo :slight_smile: :v:

2 curtidas

É verdade. O Ubiquity tem uma vibe mais passo a passo. Enquanto isso, o design do instalador do Fedora é uma bagunça em termos de experiência de usuário.

2 curtidas

Eu acho o instalador do Fedora bom (não tanto quanto Ubiquity ou o Calamares, mas tem seu charme). Não tem a opção de mudar o hostname no momento da instalação justamente por ser um instalador OEM, tanto é que você cria o usuário depois da instalação.

Mas acho que devia ter uma opção pra mudar o hostname durante a criação do usuário.

2 curtidas

Ontem depois de ler esses tópicos eu fiquei com saudades do Fedora, e resolvi tentar fazer o particionamento manual pela terceira vez vez (das outras duas vezes eu ficava de saco cheio e selecionava o particionamento automático mesmo), e até que a instalação do Fedora não é tão ruim assim quanto eu lembrava, o que eu acho que é um pouco ruim é o fato de ter que digitar o ponto de montagem das partições ao invés de simplesmente ter uma opção pra escolher ele ( /boot/efi , / , /home )

1 curtida

Se clicar na setinha pra baixo abre a aba com as opções pra não precisar digitar.

Não aparece não

Onde cria partição? No ícone “+”, acima da do retângulo rosa onde diz “Espaço Disponível”.

Ali na sua imagem você tem do lado direito as informações pra Editar uma partição existente, natural que na edição você precise colocar as informações manualmente.

Além do mais tu postou o Fedora 21, estamos na 32. Mas mesmo assim creio que na versão 21 indo no ícone “+” (de criar partição) terá as opções que deseja.

1 curtida

Eu peguei essa imagem do Fedora 21 pra mostrar a parte da instalação apenas, que não mudou muita coisa além do tema. No meu caso, como eu já tinha feito o particionamento manual em outras distros, não tinha porque eu deletar as partições que já foram criadas

Entendi foi nada. :rofl:
Se está reaproveitando a partição já criada por outro sistema não teria porque alterar os pontos de montagem.

Enfim, fica o registro pra quem por acaso ache que não exista a opção, tá ali na print.

Mas como eu não queria arquivos do pop os no meu fedora eu precisei formatar o / e o /home né, e pra isso eu precisei digitar o ponto de montagem