Ola pessoal,
Me chamo Pedro tenho um dualboot com linux mint e o windows, eu queria trocar o mint pelo ubuntu e queria saber se voces podem me ajudar como eu faco pra realizar essa alteração.
Ola pessoal,
Me chamo Pedro tenho um dualboot com linux mint e o windows, eu queria trocar o mint pelo ubuntu e queria saber se voces podem me ajudar como eu faco pra realizar essa alteração.
Bem vindo ao fórum @devpedrolourenco!
Antes precisamos saber se os sistemas estão em modo legancy ou eu UEFI, pois os procedimentos são diferentes na criação do pendrive bootavel
eu acho que esta em UEFI
Não é o suficiente. Faz o seguinte, rodo o comando abaixo e mostre qual mensagem aparece:
sudo parted -l
Na linha: Tabela de Partição é exibido gpt, em caso de modo legacy apareceria msdos.
Nesse caso tem que criar o pendrive compatível e instalar usando as partições que estão sendo usadas no Mint, o grub vai se encarregar de mostrar as outras opções, mesmo se o setup estiver apontando para o Ubuntu, ao invés do Win.
Vou tentar aqui e irei retornar ao fórum assim que eu conseguir para informar se tive sucesso ou não.
Obrigado meu amigo!
Por nada, caso tenha alguma dúvida pode chamar aqui.
Caso vá criar o pendrive pelo Windows, recomendo usar o Rufus, com ele é bem simples, é só deixar como abaixo:
Opa obrigado meu amigo, eu instalei em uma das minhas maquinas o dualboot dessa maneira, e instalei no meu notebook de produção o linux ubuntu 19.10 me desafiei a nao usar o windows ja que atualmente so tenho usado ele para editar imagens e videos e quero mergulhar de vez no opensource, ja usava o linux para desenvolvimento.
Estou com algo parecido, tenho 2 HDs, 1 de 500gb e 1 de 1tera sendo que o mint está no menor e o windows no maior. Quero trocar o mint pelo Ubuntu. Vou tentar os passos acima…
Eu estou com o mesma questão. Fiz as recomendações no pendrive. Mas não consigo bootar, iniciar por ele. Como faço?
@sewo você precisa mudar a sequência de boot para que seja utilizado o pendrive. Isso é feito na configuração da BIOS do computador. Para acessá-la é necessário pressionar uma tecla durante o boot, como a tecla “DEL” por exemplo (pode ser que seja outra em seu computador).