Como mudar input de monitor sem os botões físicos?

Esse problema independe de sistema operacional. Meu computador antigo no qual está em dual boot de Windows 10 e Linux Mint, é um All in One que funciona como monitor, o problema é que os botões físicos não funcionam mais, sendo que ligo o computador com o controle remoto dele. Queria saber se existe algum software Windows ou Linux que me deixa trocar o imput para HDMI, para que assim eu possa conectar meu notebook nele.

Tenho a impressão que a situação talvez seja a mesma presente nos notebooks.
Dá? Deve ter jeito, mas não parece fácil.

Isso não depende do SO, e sim da BIOS. A não ser que você nunca desligue o PC e deixe ele sempre em modo suspenso ou algo do gênero.

Não adianta também eu tentar fazer usando a BIOS do meu PC para te explicar porque cada BIOS é diferente. Recomendo então que você entre nas configurações dela e procure por algo como “Power On By Keyboard” e qualquer coisa com “Wake Up …”. Tente ligar essas opções (enabled) e veja se dá certo.

Ex (imagem da internet).:

Edit:
E se decidir manter o PC sempre hibernado/suspenso/… tem que configurar para permitir acordar pelo teclado.
No Linux Mint, e provavelmente em qualquer Ubuntu e derivados da vida, pelo o que eu vi nesse post ([SOLVED] Getting mouse or keyboard to wake PC from suspend - Linux Mint Forums) dá pra usar o seguinte comando para ativar isso:
$ echo enabled | sudo tee /sys/bus/usb/devices/4-3/power/wakeup

No Windows eu achei essa imagem na internet com a tela de configuração:

Não é isso que eu quero. Sabe quando você tá na TV e tem que mudar o input para usar um aparelho diferente por exemplo, mudar de HDMI para cabo componente porque quero mudar do blue-ray para o PlayStation 2. Eu quero fazer essa mudança mas sem os botões físicos é impossível.

Ah sim, li rápido e não entendi muito bem. Desculpa.

Cara, isso eu nunca vi nada parecido, porque o SO só usa a tela, não a controla (na grande maioria dos casos). Ficaria até difícil de fazer porque ao mudar para uma entrada que não seja o SO não teria que como voltar, ou mais de um sistema poderia controlar a tela ao mesmo tempo. Situação complicada!!!