Como mudar a resolução do Grub?

Estou tentando mudar a resolução do meu grub para a resolução do meu monitor (1920x1080), porém não obtive sucesso ao tentar mudar o GRUB_GFXMODE=auto para GRUB_GFXMODE=1920x1080x32. Após isso tentei tanto o comando sudo update-grub, quanto o grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg para atualizar os parâmetros mudados.

Meu arquivo em /etc/default/grub:

Ao dar ambos os comandos citados anteriormente, recebo essa mesma mensagem:

Experimente adicionar a seguinte linha nas configurações do Grub…

GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX="keep"
GRUB_GFXMODE="1920x1080x32"

Após regenere as configurações…

sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Mais informações → GRUB/Tips and tricks - ArchWiki

Adicionei e ainda continua na mesma resolução :confused:

Rodei o hwinfo e mostra que 1920x1080 é suportado:

Tente alterar o modo como esta informando a profundidade de cor, ou não informa-lo deixando apenas a resolução…

GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX="keep"
GRUB_GFXMODE="1920x1080-24"

Outra opção é adicionar o parâmetro de kernel, informando vga=845, que faz referencia decimal ao modo 0x034d

Eu tentaria com as seguintes configurações:

GRUB_TIMEOUT=3
#GRUB_TERMINAL_INPUT=console
#GRUB_TERMINAL_OUTPUT=console
GRUB_GFXMODE=auto
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=keep

e depois

% sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

Vc tá fazendo boot pela BIOS ou pelo EFI? Somente na EFI funfa com amior resolução no meu Dell Laptop

Vc ta usando saída VGA ou HDMI? em geral as saídas HDMI precisam carregar o dirver de video pra poder interagir com comandos do sistema, então se sua placa de video tiver saída vga vc vai ver o resultado já no HDMI não. Faça um teste, se seu pc tive video onboard com VGA, tmbm verá resultado.

1 curtida

Meu monitor é VGA e minha placa de vídeo não suporta, então uso um conversor de HDMI para VGA :slight_smile:

Estou utilizando BIOS, pois minha placa mãe é um modelo mais antigo (ASUS M5A78L-M PLUS/USB3)

Você tentou com as configs??:

GRUB_GFXMODE=auto
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=keep

So then I disabled Secure Boot in the BIOS settings and then a more reasonable screen resolution appeared in the grub menu without me having to do anything else. Maybe the Secure Boot option was stopping grub’s default auto value for GRUB_GFXMODE from taking effect. –
snark
Sep 15, 2017 at 17:18
https://askubuntu.com/questions/54067/how-to-safely-change-grub2-screen-resolution

Você está usando o Secure Boot? Consegue tentar desabilitá-lo na BIOS? (BIOS não deve ter Secure Boot eu acho, mas pergunto mesmo assim…)

Para ver as resoluções possíveis, se conseguir entrar no prompt do GRUB mesmo:

grub> vbeinfo

ou

grub> videoinfo

Sim, foi a primeira que tentei

Não tenho secure boot