Qual a sua distro, e qual o DE?
Pergunto isso, porque nas 12 distros que eu tinha até o mês passado, bastava espetar o Pendrive – e o KDE Plasma já notificava, perguntando se era para montar, ou etc.
Também aparecia o Pendrive (desmontado) na lateral do Dolphin – então, bastava clicar ali, para montar e abrir no Dolphin.
Exemplo:
Em geral, dispositivos “portáteis” USB não precisam de senha para serem montados – porque são feitos exatamente para plugar & montar. – No KDE Plasma, eu posso escolher se monta automaticamente, ao ser plugado / detectado; ou se deve montar & exibir no Dolphin (só) quando eu clicar… ou se deve abrir pelo VLC ou Dragon Player, ou ripar, ou extrair, ou baixar fotos etc.:
Outra coisa, totalmente diferente (pelo menos, segundo a minha experiência pessoal), é a montagem automática de partições “extras” (que não são “/”, “/home”, Swap), logo no início da seção. – Por exemplo, tenho partições (em SSDs “internos”, Sata III), que pertencem a outras distros – além de algumas partições que uso para documentos, trabalhos, backups etc.:
Em várias distros de base “Buntu” – Kubuntu, Mint, KDE Neon – ao clicar no ícone dessas partições “adicionais”, elas são montadas de imediato, com todas as permissões para meu usuário comum ler / salvar etc. – Isto significa que posso colocá-las em “montagem automática ao iniciar a sessão KDE Plasma”.
Em outras distros, pede senha para montar – e isso não serve para mim, pois a necessidade de interação se opõe ao conceito de “montagem automática” – e além disso, fico sem permissão para gravar / deletar etc.
Nestes casos, preciso criar um arquivo-de-sistema /etc/polkit-1/rules.d/99-udisks2.rules
– que autoriza a montagem sem pedir senha – e permite a montagem automática pelo uDisks2
:
Minha experiência com essas coisas está aqui.
Apenas no Debian, ainda uso o /etc/fstab
para fazer essa montagem automática – que neste caso é feita pelo SO – antes de carregar a sessão KDE Plasma:
LABEL=Sites /media/Sites ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Works /media/Works ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux1 /media/Linux1 btrfs defaults,user 0 0
LABEL=Linux2 /media/Linux2 ext4 defaults,user 0 0
# LABEL=Linux3 /media/Linux3 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux4 /media/Linux4 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux5 /media/Linux5 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux6 /media/Linux6 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux7 /media/Linux7 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux8 /media/Linux8 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux9 /media/Linux9 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux10 /media/Linux10 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux11 /media/Linux11 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux12 /media/Linux12 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home1 /media/Home1 xfs defaults,user 0 0
LABEL=Home2 /media/Home2 ext4 defaults,user 0 0
# LABEL=Home3 /media/Home3 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home4 /media/Home4 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home5 /media/Home5 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home6 /media/Home6 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home7 /media/Home7 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home8 /media/Home8 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home9 /media/Home9 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home10 /media/Home10 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home11 /media/Home11 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Home12 /media/Home12 ext4 defaults,user 0 0
LABEL=Linux13 /media/Linux13 ext4 defaults,user 0 0
Observe que optei por usar LABEL – pois em caso de falha no boot do Debian, é muito chato ficar procurando identificadores UUID quilométricos – e depois digitar manualmente, porque no “modo emergência” (console virtual tty
) não sei selecionar e copiar a resposta de um comando para depois colar no fstab
pelo nano
.
É possível (acho), mas decidi não encher minha cabeça com isso.
Sim, qualquer coisa que o fstab
não consegue montar, interrompe o boot – do Debian, no meu caso.
Linux3, Home3, são do próprio Debian – e são montados pelo sistema, nas linhas iniciais do fstab
.
Note que coloquei os parâmetros defaults,user
, para garantir que o usuário comum poderá gravar / deletar etc. – Já me disseram que basta defaults
, mas nunca verifiquei.