Como montar pendrive sem ser root

boa noite.

não sei por que meu thunar está configurado para montar discos externos automaticamente mas isso não ocorre. Por isso faço manualmente com

sudo mount /dev/sdb1 /mnt/pendrive

acontece que desse modo o pendrive sempre é montado com propriedade do root.
como é um pouco inconveniente, já tentei

sudo mount -o uid=1000, gid=1000 /dev/sdc1 /mnt/pendrive/

que retorna

mount: uso inválido

também tentei

sudo chown -R 777 /mnt/*

que não dá nenhum erro mas mesmo assim não consigo copiar como usuário normal. e:

sudo chown vinicius:vinicius /mnt/*

que retorna

operação não permitida

o que faço?

1 curtida

Você ta usando o sudo,
tenta usar o comando mount sem o sudo

1 curtida

Isso está certo de acordo com o seu usuário?

Qual a sua distro, e qual o DE?

Pergunto isso, porque nas 12 distros que eu tinha até o mês passado, bastava espetar o Pendrive – e o KDE Plasma já notificava, perguntando se era para montar, ou etc.

Também aparecia o Pendrive (desmontado) na lateral do Dolphin – então, bastava clicar ali, para montar e abrir no Dolphin.

Exemplo:

Em geral, dispositivos “portáteis” USB não precisam de senha para serem montados – porque são feitos exatamente para plugar & montar. – No KDE Plasma, eu posso escolher se monta automaticamente, ao ser plugado / detectado; ou se deve montar & exibir no Dolphin (só) quando eu clicar… ou se deve abrir pelo VLC ou Dragon Player, ou ripar, ou extrair, ou baixar fotos etc.:

Outra coisa, totalmente diferente (pelo menos, segundo a minha experiência pessoal), é a montagem automática de partições “extras” (que não são “/”, “/home”, Swap), logo no início da seção. – Por exemplo, tenho partições (em SSDs “internos”, Sata III), que pertencem a outras distros – além de algumas partições que uso para documentos, trabalhos, backups etc.:

Em várias distros de base “Buntu” – Kubuntu, Mint, KDE Neon – ao clicar no ícone dessas partições “adicionais”, elas são montadas de imediato, com todas as permissões para meu usuário comum ler / salvar etc. – Isto significa que posso colocá-las em “montagem automática ao iniciar a sessão KDE Plasma”.

Em outras distros, pede senha para montar – e isso não serve para mim, pois a necessidade de interação se opõe ao conceito de “montagem automática” – e além disso, fico sem permissão para gravar / deletar etc.

Nestes casos, preciso criar um arquivo-de-sistema /etc/polkit-1/rules.d/99-udisks2.rules – que autoriza a montagem sem pedir senha – e permite a montagem automática pelo uDisks2:

Minha experiência com essas coisas está aqui.

Apenas no Debian, ainda uso o /etc/fstab para fazer essa montagem automática – que neste caso é feita pelo SO – antes de carregar a sessão KDE Plasma:

LABEL=Sites      /media/Sites       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Works      /media/Works       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux1     /media/Linux1      btrfs       defaults,user    0   0
LABEL=Linux2     /media/Linux2      ext4        defaults,user    0   0
# LABEL=Linux3     /media/Linux3      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux4     /media/Linux4      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux5     /media/Linux5      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux6     /media/Linux6      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux7     /media/Linux7      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux8     /media/Linux8      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux9     /media/Linux9      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux10    /media/Linux10     ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux11    /media/Linux11     ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux12    /media/Linux12     ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home1      /media/Home1       xfs         defaults,user    0   0
LABEL=Home2      /media/Home2       ext4        defaults,user    0   0
# LABEL=Home3      /media/Home3       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home4      /media/Home4       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home5      /media/Home5       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home6      /media/Home6       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home7      /media/Home7       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home8      /media/Home8       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home9      /media/Home9       ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home10     /media/Home10      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home11     /media/Home11      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Home12     /media/Home12      ext4        defaults,user    0   0
LABEL=Linux13    /media/Linux13     ext4        defaults,user    0   0

Observe que optei por usar LABEL – pois em caso de falha no boot do Debian, é muito chato ficar procurando identificadores UUID quilométricos – e depois digitar manualmente, porque no “modo emergência” (console virtual tty) não sei selecionar e copiar a resposta de um comando para depois colar no fstab pelo nano.

É possível (acho), mas decidi não encher minha cabeça com isso.

Sim, qualquer coisa que o fstab não consegue montar, interrompe o boot – do Debian, no meu caso.

Linux3, Home3, são do próprio Debian – e são montados pelo sistema, nas linhas iniciais do fstab.

Note que coloquei os parâmetros defaults,user, para garantir que o usuário comum poderá gravar / deletar etc. – Já me disseram que basta defaults, mas nunca verifiquei.

2 curtidas

Use o comando para montar a unidade:

udisksctl mount -b /dev/sdbX

Caso o comando não exista, instale o pacote “udisks2”. Ele montará localmente e você não terá problema de root.

1 curtida

Há muito tempo não preciso fazer anda para montar uma unidade de disco, basta plugar. Uso KDE Plasma, em outras DEs acredito que deva funcionar da mesma forma.

1 curtida